Questões frequentes
Abaixo você encontra algumas questões frequentes entre os usuários do Linux Educacional 4.0
Instalação
Pergunta: Qual a diferença entre a versão escola e a versão
pessoal do Linux Educacional?
Resposta
A única diferença é que a versão escola inclui o ProinfoData, responsável por fazer a coleta de dados para monitoramento do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital.
Pergunta: O laboratório de informática da minha escola tem
maquinas do pregão "X". Qual versão do LE 4 devo instalar?
Resposta
Confira abaixo:
Pregão | Versão do LE 4 |
38/2006 | Desktop |
45/2007 | Desktop |
68/2009 – Lote 1 (*) | Desktop |
68/2009 – Lote 2 (*) | Multiterminal |
83/2008 | Multiterminal |
81/2010 | Multiterminal |
(*): O lote 1 tem uma placa de video da ATI com 4 saídas RJ-48
Pergunta: Instalei o LE 4 e minha máquina reiniciou. Isso é
normal?
Resposta
Logo após a instalação é normal o LE 4 reiniciar uma vez. Isso ocorre para que seja instalado o ProinfoData, responsável por fazer a coleta de dados para monitoramento do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital. Para maiores informações clique aqui.
Pergunta: Instalei o LE 4 versão multiterminal nas máquinas do
pregão 51/2007 rural e apenas vejo uma tela preta. Como proceder?
Resposta
O Pregão 51/2007 tem uma placa de video da ATI com 4 saídas RJ-48. Essa placa não é compatível com o multiterminal e por isso impossibilita a instalação dessa versão nesse pregão. Isso também vale para o primeiro lote de máquinas do pregão 69/2008. Para esses casos deve-se instalar a versão Desktop do LE 4.
Área de trabalho
Pergunta: A área de trabalho do LE 4 está quase toda preta!
Está aparecendo apenas a barra inferior e uma pequena área na parte
superior. O que faço?
Resposta
Execute o programa localizado em: Menu LE >> Sistema >> Restaurar Papel de Parede, ou execute via terminal: "le-fix-wallpaper.sh".
Área em disco
Pergunta: Estava logado como aluno e perdi tudo o que tinha
feito no login anterior.
Resposta
Os usuários Aluno (1,2,3...) perdem os seus trabalhos ao efetuar logout, ainda que tenham sido salvos no sistema de arquivos do LE. Isto ocorre como decorrência do compartilhamento dos nomes de usuário, pois o Sistema apresenta a área em disco no formato padrão (vazia para o uso em trabalhos pessoais) em toda nova sessão do LE.
Pergunta: Não consigo salvar nada no projetor!
Resposta
O LE que roda no projetor é uma versão Live e, por isso, as alterações são perdidas sempre que o sistema é reiniciado. Pode-se salvar arquivos no diretório: /mnt/conf, onde eles não serão perdidos.
Diversos
Pergunta: Qual a senha de root do LE 4?
Resposta
O LE 4 não possui senha padrão de root. Há usuários com permissão de root, como o usuário Professor. Para executar um comando com permissão de root execute "sudo comando" ou se desejar virar "usuário root" execute "sudo -s".