From 0b0a26ffcd7d99e0d6a6e8965ef2a4829d3bd4e9 Mon Sep 17 00:00:00 2001
From: Walmes Zeviani <walmes@ufpr.br>
Date: Thu, 8 Sep 2016 21:13:55 -0300
Subject: [PATCH] =?UTF-8?q?Faz=20e=20aponta=20corre=C3=A7oes=20nos=20arqui?=
 =?UTF-8?q?vos=20para=20@maria.?=
MIME-Version: 1.0
Content-Type: text/plain; charset=UTF-8
Content-Transfer-Encoding: 8bit

---
 R/SliwianyQd25.R    | 64 +++++++++++++++++++++-------------
 R/SliwianyQd26.R    | 84 ++++++++++++++++++++++++++++-----------------
 R/SliwianyQd27.R    | 78 +++++++++++++++++++++++------------------
 R/SliwianyTb7.R     | 37 ++++++++++----------
 man/SliwianyQd25.Rd | 55 ++++++++++++++++++++---------
 man/SliwianyQd26.Rd | 69 +++++++++++++++++++++++--------------
 man/SliwianyQd27.Rd | 62 ++++++++++++++++++---------------
 man/SliwianyTb7.Rd  | 29 ++++++++--------
 8 files changed, 289 insertions(+), 189 deletions(-)

diff --git a/R/SliwianyQd25.R b/R/SliwianyQd25.R
index 1161d5a5..0f7caa8d 100644
--- a/R/SliwianyQd25.R
+++ b/R/SliwianyQd25.R
@@ -1,28 +1,46 @@
 #' @name SliwianyQd25
 #' @title Tipos de Desnutrição e Seus Índices por Regionais
-#' @description Através da metodologia de Seoane Latham modificada por 
-#'     Batista Filho, que classifica as crianças desnutridas segundo o 
-#'     tipo de sua desnutrição, tem-se um índice bastante pequeno de 
-#'     crianças com desnutrição crônica, e um índice pouco mais 
-#'     acentuada de crianças com desnutrição pregressa e recente. 
-#'     Destacas-se ainda a existência de um programa global de nutrição
-#'     bastante coerente já que existe uma forte homogeneidade dos 
+#' @description Através da metodologia de Seoane Latham modificada por
+#'     Batista Filho, que classifica as crianças desnutridas segundo o
+#'     tipo de sua desnutrição, tem-se um índice bastante pequeno de
+#'     crianças com desnutrição crônica, e um índice pouco mais
+#'     acentuada de crianças com desnutrição pregressa e recente.
+#'     Destaca-se ainda a existência de um programa global de nutrição
+#'     bastante coerente já que existe uma forte homogeneidade dos
 #'     índices entre as regionais.
-#' @format Um \code{data.frame} com 5 linhas e 9 colunas
+#' @format Um \code{data.frame} com 5 linhas e 9 colunas, em que
 #'
-#' 
+#' \describe{
+#'
+#' \item{\code{variável}}{Explicação da variável.}
+#'
+#' }
 #' @keywords sociometria
-#' @source Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a 
-#'     qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes. 
-#'     (Quadro 25, pág. 127)
-#' 
-#' @examples 
-#'    dados <- SliwianyQd25[, 9]
-#'    barplot(dados, legend.text = SliwianyQd25$Regionais, 
-#'    col = colorspace::heat_hcl(5), 
-#'    main = "Índices Globais Brasileiros Para Diferentes Tipos de 
-#'    Desnutrição (%)",
-#'    horiz = TRUE, xlim = c(0, 80))
-#' 
-#'
-NULL
\ No newline at end of file
+#' @source SLIWIANY (1997), Quadro 25, pág. 127.
+#' @examples
+#'
+#' data(SliwianyQd25)
+#' str(SliwianyQd25)
+#'
+#' dados <- SliwianyQd25[, 9]
+#' barplot(dados,
+#'         legend.text = SliwianyQd25$Regionais,
+#'         args.legend = list(x = "topright", bty = "n"),
+#'         col = colorspace::heat_hcl(5),
+#'         main = paste("Índices Globais Brasileiros Para Diferentes\n",
+#'                      "Tipos de Desnutrição (%)"),
+#'         horiz = TRUE, xlim = c(0, 80))
+#'
+#' db <- data.frame(Regional = SliwianyQd25[, 1],
+#'                  stack(x = SliwianyQd25[, -1]))
+#' db$ind <- factor(db$ind, levels = unique(db$ind))
+#'
+#' library(lattice)
+#'
+#' xyplot(values ~ ind | Regional, data = db, type = "o",
+#'        xlab = "Regionais", ylab = "Desnutrição",
+#'        scales = list(x = list(rot = 90),
+#'                      y = list(relation = "free")))
+#'
+#'
+NULL
diff --git a/R/SliwianyQd26.R b/R/SliwianyQd26.R
index 8c8846c5..394a5ea8 100644
--- a/R/SliwianyQd26.R
+++ b/R/SliwianyQd26.R
@@ -1,38 +1,60 @@
+# Maria, talvez o mais correto para essa tabela é inveter linha com
+# coluna. Ou seja, nas linhas os bairros, nas colunas as
+# habilidades. Você chamar as variáveis genericamente de x1, x2, x3,
+# etc.
+
 #' @name SliwianyQd26
-#' @title Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos
-#' da Ação Educativa (%)
+#' @title Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos da
+#'     Ação Educativa
 #' @description Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim I
-#' nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro.
-#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas.
-#'
+#'     nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro.
+#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunase, em que
 #' \describe{
 #'
-#' \item{\code{3.1.1}}{Expressar-se através de desenhos}
-#' \item{\code{3.1.2}}{Diferenciar o desenho da escrita}
-#' \item{\code{3.1.3}}{Classificar segundo a cor}
-#' \item{\code{3.1.4}}{Possuir determinadas noções de tempo}
-#' \item{\code{3.1.5}}{Saber onde moram os animais}
-#' \item{\code{3.1.6}}{Saber da importância dos animais para o homem}
-#' \item{\code{3.1.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu 
-#' bairro}
+#' \item{\code{3.1.1}}{Expressar-se através de desenhos.}
+#'
+#' \item{\code{3.1.2}}{Diferenciar o desenho da escrita.}
+#'
+#' \item{\code{3.1.3}}{Classificar segundo a cor.}
+#'
+#' \item{\code{3.1.4}}{Possuir determinadas noções de tempo.}
+#'
+#' \item{\code{3.1.5}}{Saber onde moram os animais.}
+#'
+#' \item{\code{3.1.6}}{Saber da importância dos animais para o homem.}
+#'
+#' \item{\code{3.1.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu
+#'     bairro.}
+#'
 #' \item{\code{3.1.8}}{Reconhecer o que é natureza e o que é construído
-#' pelo homem}
-#' \item{\code{3.1.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da 
-#' creche}
-#' \item{\code{3.1.10}}{Imitar animais}
+#'     pelo homem.}
+#'
+#' \item{\code{3.1.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da
+#'     creche.}
+#'
+#' \item{\code{3.1.10}}{Imitar animais.}
+#'
 #' }
-#' 
 #' @keywords sociometria
-#' @source Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a 
-#'     qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes. 
-#'     (Quadro 26, pág. 129)
-#' 
-#' @examples 
-#'    dados <- SliwianyQd26[, 9]
-#'    barplot(dados, names.arg = SliwianyQd26$Jardim.I, 
-#'    col = colorspace::rainbow_hcl(9), 
-#'    main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial 
-#'    nos Medidores de Ação Educativa(%)", ylim = c(0, 100))
-#' 
-#'
-NULL
\ No newline at end of file
+#' @source SLIWIANY (1997), Quadro 26, pág. 129.
+#' @examples
+#'
+#' data(SliwianyQd26)
+#' str(SliwianyQd26)
+#'
+#' dados <- SliwianyQd26[, 9]
+#' barplot(dados, names.arg = SliwianyQd26$Jardim.I,
+#'         col = colorspace::rainbow_hcl(9),
+#'         main = paste("Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial\n",
+#'                      "nos Medidores de Ação Educativa (%)"),
+#'         ylim = c(0, 100))
+#'
+#' # Maria, considere esse código para inverter linha com coluna.
+#' da <- t(SliwianyQd26[, -1])
+#' colnames(da) <- paste0("x", 1:ncol(da))
+#' da <- cbind(data.frame(reg = names(SliwianyQd26[, -1])),
+#'             da)
+#' rownames(da) <- NULL
+#' SliwianyQd26 <- da
+#'
+NULL
diff --git a/R/SliwianyQd27.R b/R/SliwianyQd27.R
index 5f225c2c..15bdcea1 100644
--- a/R/SliwianyQd27.R
+++ b/R/SliwianyQd27.R
@@ -1,39 +1,51 @@
+# Maria, aplica-se a esse conjunto de dados as mesmas recomendações
+# indicadas nos outros. Lembre-se: 1) você tem que indentar o código e a
+# documentação, 2) deve terminar as definições na lista \item{}{.} com
+# ponto no final da frase, 3) deve usar a referência bibliográfica
+# curta, 4) sempre onde for "%" escrever "\%".
+
 #' @name SliwianyQd27
-#' @title Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos
-#' da Ação Educativa (%)
-#' @description Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim 
-#' II nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro.
-#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas.
+#' @title Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos da
+#'     Ação Educativa (\%)
+#' @description Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim
+#'     II nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro.
+#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas, em que
 #'
 #' \describe{
 #'
-#' \item{\code{3.2.1}}{Desenhar uma história narrada}
-#' \item{\code{3.2.2}}{Relatar o desenho feito a partir da história 
-#' narrada}
-#' \item{\code{3.2.3}}{Classificar segundo a cor e forma}
-#' \item{\code{3.2.4}}{Possuir determinadas noções de tempo}
-#' \item{\code{3.2.5}}{Saber do que se alimentam os animais}
-#' \item{\code{3.2.6}}{Saber da importância dos animais para o homem}
-#' \item{\code{3.2.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu 
-#' bairro}
-#' \item{\code{3.2.8}}{Saber dizer o que gostaria que tivesse em seu 
-#' bairro}
-#' \item{\code{3.2.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da 
-#' creche}
-#' \item{\code{3.2.10}}{Imitar animais}
+#' \item{\code{3.2.1}}{Desenhar uma história narrada.}
+#'
+#' \item{\code{3.2.2}}{Relatar o desenho feito a partir da história
+#'     narrada.}
+#'
+#' \item{\code{3.2.3}}{Classificar segundo a cor e forma.}
+#'
+#' \item{\code{3.2.4}}{Possuir determinadas noções de tempo.}
+#'
+#' \item{\code{3.2.5}}{Saber do que se alimentam os animais.}
+#'
+#' \item{\code{3.2.6}}{Saber da importância dos animais para o homem.}
+#'
+#' \item{\code{3.2.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu
+#'     bairro.}
+#'
+#' \item{\code{3.2.8}}{Saber dizer o que gostaria que tivesse em seu
+#'     bairro.}
+#'
+#' \item{\code{3.2.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da
+#'     creche.}
+#'
+#' \item{\code{3.2.10}}{Imitar animais.}
+#'
 #' }
-#' 
 #' @keywords sociometria
-#' @source Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a 
-#'     qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes. 
-#'     (Quadro 27, pág. 130)
-#' 
-#' @examples 
-#'    dados <- SliwianyQd27[, 9]
-#'    barplot(dados, names.arg = SliwianyQd27$Jardim.II, 
-#'    col = colorspace::rainbow_hcl(9), 
-#'    main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial 
-#'    nos Medidores de Ação Educativa(%)", ylim = c(0, 100))
-#' 
-#'
-NULL
\ No newline at end of file
+#' @source SLIWIANY (1997), Quadro 27, pág. 130.
+#' @examples
+#'
+#' dados <- SliwianyQd27[, 9]
+#' barplot(dados, names.arg = SliwianyQd27$Jardim.II,
+#' col = colorspace::rainbow_hcl(9),
+#' main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial
+#' nos Medidores de Ação Educativa(%)", ylim = c(0, 100))
+#'
+NULL
diff --git a/R/SliwianyTb7.R b/R/SliwianyTb7.R
index 5e592896..5aa5dc3c 100644
--- a/R/SliwianyTb7.R
+++ b/R/SliwianyTb7.R
@@ -1,28 +1,27 @@
 #' @name SliwianyTb7
 #' @title Densidade Média Domiciliar
 #' @description Medidor representante densidade domiciliar, para a zona
-#' urbana do estado do Paraná em 1980.
-#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 2 colunas
+#'     urbana do estado do Paraná em 1980.
+#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 2 colunas, em que
 #'
 #' \describe{
 #'
-#' \item{\code{P.D}}{Pessoas por dormitórios}
-#' \item{\code{ND}}{Número de domicílios}
+#' \item{\code{P.D}}{Pessoas por dormitórios.}
+#'
+#' \item{\code{ND}}{Número de domicílios.}
+#'
 #' }
-#' 
 #' @keywords sociometria
-#' @source Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a 
-#'     qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes. 
-#'     (Tabela 7 pág. 76)
-#' 
-#' @examples 
-#'     dados <- SliwianyTb7$ND[1:9]
-#'     prop <- (dados/991000)*100
-#'     num <- SliwianyTb7$P.D[1:9]
-#'     barplot(prop, ylim =c(0, 50), main = "Porcentagem de Domicílios 
-#'     com x Pessoas por Dormitórios", names.arg = num, 
-#'     col = rainbow(9))
-#' 
-#' 
+#' @source SLIWIANY (1997), Tabela 7, pág. 76.
+#' @examples
+#'
+#' dados <- SliwianyTb7$ND[1:9]
+#' prop <- (dados/991000) * 100
+#' num <- SliwianyTb7$P.D[1:9]
+#' barplot(prop,
+#'         ylim = c(0, 50),
+#'         names.arg = num,
+#'         col = rainbow(9),
+#'         ylab = "Frequência relativa (%)")
 #'
-NULL
\ No newline at end of file
+NULL
diff --git a/man/SliwianyQd25.Rd b/man/SliwianyQd25.Rd
index fefe25d4..5961aef1 100644
--- a/man/SliwianyQd25.Rd
+++ b/man/SliwianyQd25.Rd
@@ -3,29 +3,50 @@
 \name{SliwianyQd25}
 \alias{SliwianyQd25}
 \title{Tipos de Desnutrição e Seus Índices por Regionais}
-\format{Um \code{data.frame} com 5 linhas e 9 colunas}
+\format{Um \code{data.frame} com 5 linhas e 9 colunas, em que
+
+\describe{
+
+\item{\code{variável}}{Explicação da variável.}
+
+}}
 \source{
-Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a 
-    qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes. 
-    (Quadro 25, pág. 127)
+SLIWIANY (1997), Quadro 25, pág. 127.
 }
 \description{
-Através da metodologia de Seoane Latham modificada por 
-    Batista Filho, que classifica as crianças desnutridas segundo o 
-    tipo de sua desnutrição, tem-se um índice bastante pequeno de 
-    crianças com desnutrição crônica, e um índice pouco mais 
-    acentuada de crianças com desnutrição pregressa e recente. 
-    Destacas-se ainda a existência de um programa global de nutrição
-    bastante coerente já que existe uma forte homogeneidade dos 
+Através da metodologia de Seoane Latham modificada por
+    Batista Filho, que classifica as crianças desnutridas segundo o
+    tipo de sua desnutrição, tem-se um índice bastante pequeno de
+    crianças com desnutrição crônica, e um índice pouco mais
+    acentuada de crianças com desnutrição pregressa e recente.
+    Destaca-se ainda a existência de um programa global de nutrição
+    bastante coerente já que existe uma forte homogeneidade dos
     índices entre as regionais.
 }
 \examples{
-   dados <- SliwianyQd25[, 9]
-   barplot(dados, legend.text = SliwianyQd25$Regionais, 
-   col = colorspace::heat_hcl(5), 
-   main = "Índices Globais Brasileiros Para Diferentes Tipos de 
-   Desnutrição (\%)",
-   horiz = TRUE, xlim = c(0, 80))
+
+data(SliwianyQd25)
+str(SliwianyQd25)
+
+dados <- SliwianyQd25[, 9]
+barplot(dados,
+        legend.text = SliwianyQd25$Regionais,
+        args.legend = list(x = "topright", bty = "n"),
+        col = colorspace::heat_hcl(5),
+        main = paste("Índices Globais Brasileiros Para Diferentes\\n",
+                     "Tipos de Desnutrição (\%)"),
+        horiz = TRUE, xlim = c(0, 80))
+
+db <- data.frame(Regional = SliwianyQd25[, 1],
+                 stack(x = SliwianyQd25[, -1]))
+db$ind <- factor(db$ind, levels = unique(db$ind))
+
+library(lattice)
+
+xyplot(values ~ ind | Regional, data = db, type = "o",
+       xlab = "Regionais", ylab = "Desnutrição",
+       scales = list(x = list(rot = 90),
+                     y = list(relation = "free")))
 
 
 }
diff --git a/man/SliwianyQd26.Rd b/man/SliwianyQd26.Rd
index cef83602..9b8b6cdf 100644
--- a/man/SliwianyQd26.Rd
+++ b/man/SliwianyQd26.Rd
@@ -2,42 +2,61 @@
 % Please edit documentation in R/SliwianyQd26.R
 \name{SliwianyQd26}
 \alias{SliwianyQd26}
-\title{Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos
-da Ação Educativa (%)}
-\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas.
-
+\title{Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos da
+    Ação Educativa}
+\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunase, em que
 \describe{
 
-\item{\code{3.1.1}}{Expressar-se através de desenhos}
-\item{\code{3.1.2}}{Diferenciar o desenho da escrita}
-\item{\code{3.1.3}}{Classificar segundo a cor}
-\item{\code{3.1.4}}{Possuir determinadas noções de tempo}
-\item{\code{3.1.5}}{Saber onde moram os animais}
-\item{\code{3.1.6}}{Saber da importância dos animais para o homem}
-\item{\code{3.1.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu 
-bairro}
+\item{\code{3.1.1}}{Expressar-se através de desenhos.}
+
+\item{\code{3.1.2}}{Diferenciar o desenho da escrita.}
+
+\item{\code{3.1.3}}{Classificar segundo a cor.}
+
+\item{\code{3.1.4}}{Possuir determinadas noções de tempo.}
+
+\item{\code{3.1.5}}{Saber onde moram os animais.}
+
+\item{\code{3.1.6}}{Saber da importância dos animais para o homem.}
+
+\item{\code{3.1.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu
+    bairro.}
+
 \item{\code{3.1.8}}{Reconhecer o que é natureza e o que é construído
-pelo homem}
-\item{\code{3.1.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da 
-creche}
-\item{\code{3.1.10}}{Imitar animais}
+    pelo homem.}
+
+\item{\code{3.1.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da
+    creche.}
+
+\item{\code{3.1.10}}{Imitar animais.}
+
 }}
 \source{
-Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a 
-    qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes. 
-    (Quadro 26, pág. 129)
+SLIWIANY (1997), Quadro 26, pág. 129.
 }
 \description{
 Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim I
-nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro.
+    nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro.
 }
 \examples{
-   dados <- SliwianyQd26[, 9]
-   barplot(dados, names.arg = SliwianyQd26$Jardim.I, 
-   col = colorspace::rainbow_hcl(9), 
-   main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial 
-   nos Medidores de Ação Educativa(\%)", ylim = c(0, 100))
 
+data(SliwianyQd26)
+str(SliwianyQd26)
+
+dados <- SliwianyQd26[, 9]
+barplot(dados, names.arg = SliwianyQd26$Jardim.I,
+        col = colorspace::rainbow_hcl(9),
+        main = paste("Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial\\n",
+                     "nos Medidores de Ação Educativa (\%)"),
+        ylim = c(0, 100))
+
+# Maria, considere esse código para inverter linha com coluna.
+da <- t(SliwianyQd26[, -1])
+colnames(da) <- paste0("x", 1:ncol(da))
+da <- cbind(data.frame(reg = names(SliwianyQd26[, -1])),
+            da)
+rownames(da) <- NULL
+SliwianyQd26 <- da
 
 }
 \keyword{sociometria}
diff --git a/man/SliwianyQd27.Rd b/man/SliwianyQd27.Rd
index e12a8017..beb0371c 100644
--- a/man/SliwianyQd27.Rd
+++ b/man/SliwianyQd27.Rd
@@ -2,43 +2,51 @@
 % Please edit documentation in R/SliwianyQd27.R
 \name{SliwianyQd27}
 \alias{SliwianyQd27}
-\title{Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos
-da Ação Educativa (%)}
-\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas.
+\title{Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos da
+    Ação Educativa (\%)}
+\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas, em que
 
 \describe{
 
-\item{\code{3.2.1}}{Desenhar uma história narrada}
-\item{\code{3.2.2}}{Relatar o desenho feito a partir da história 
-narrada}
-\item{\code{3.2.3}}{Classificar segundo a cor e forma}
-\item{\code{3.2.4}}{Possuir determinadas noções de tempo}
-\item{\code{3.2.5}}{Saber do que se alimentam os animais}
-\item{\code{3.2.6}}{Saber da importância dos animais para o homem}
-\item{\code{3.2.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu 
-bairro}
-\item{\code{3.2.8}}{Saber dizer o que gostaria que tivesse em seu 
-bairro}
-\item{\code{3.2.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da 
-creche}
-\item{\code{3.2.10}}{Imitar animais}
+\item{\code{3.2.1}}{Desenhar uma história narrada.}
+
+\item{\code{3.2.2}}{Relatar o desenho feito a partir da história
+    narrada.}
+
+\item{\code{3.2.3}}{Classificar segundo a cor e forma.}
+
+\item{\code{3.2.4}}{Possuir determinadas noções de tempo.}
+
+\item{\code{3.2.5}}{Saber do que se alimentam os animais.}
+
+\item{\code{3.2.6}}{Saber da importância dos animais para o homem.}
+
+\item{\code{3.2.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu
+    bairro.}
+
+\item{\code{3.2.8}}{Saber dizer o que gostaria que tivesse em seu
+    bairro.}
+
+\item{\code{3.2.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da
+    creche.}
+
+\item{\code{3.2.10}}{Imitar animais.}
+
 }}
 \source{
-Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a 
-    qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes. 
-    (Quadro 27, pág. 130)
+SLIWIANY (1997), Quadro 27, pág. 130.
 }
 \description{
-Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim 
-II nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro.
+Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim
+    II nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro.
 }
 \examples{
-   dados <- SliwianyQd27[, 9]
-   barplot(dados, names.arg = SliwianyQd27$Jardim.II, 
-   col = colorspace::rainbow_hcl(9), 
-   main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial 
-   nos Medidores de Ação Educativa(\%)", ylim = c(0, 100))
 
+dados <- SliwianyQd27[, 9]
+barplot(dados, names.arg = SliwianyQd27$Jardim.II,
+col = colorspace::rainbow_hcl(9),
+main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial
+nos Medidores de Ação Educativa(\%)", ylim = c(0, 100))
 
 }
 \keyword{sociometria}
diff --git a/man/SliwianyTb7.Rd b/man/SliwianyTb7.Rd
index 81acf788..547c0dc3 100644
--- a/man/SliwianyTb7.Rd
+++ b/man/SliwianyTb7.Rd
@@ -3,31 +3,32 @@
 \name{SliwianyTb7}
 \alias{SliwianyTb7}
 \title{Densidade Média Domiciliar}
-\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 2 colunas
+\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 2 colunas, em que
 
 \describe{
 
-\item{\code{P.D}}{Pessoas por dormitórios}
-\item{\code{ND}}{Número de domicílios}
+\item{\code{P.D}}{Pessoas por dormitórios.}
+
+\item{\code{ND}}{Número de domicílios.}
+
 }}
 \source{
-Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a 
-    qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes. 
-    (Tabela 7 pág. 76)
+SLIWIANY (1997), Tabela 7, pág. 76.
 }
 \description{
 Medidor representante densidade domiciliar, para a zona
-urbana do estado do Paraná em 1980.
+    urbana do estado do Paraná em 1980.
 }
 \examples{
-    dados <- SliwianyTb7$ND[1:9]
-    prop <- (dados/991000)*100
-    num <- SliwianyTb7$P.D[1:9]
-    barplot(prop, ylim =c(0, 50), main = "Porcentagem de Domicílios 
-    com x Pessoas por Dormitórios", names.arg = num, 
-    col = rainbow(9))
-
 
+dados <- SliwianyTb7$ND[1:9]
+prop <- (dados/991000) * 100
+num <- SliwianyTb7$P.D[1:9]
+barplot(prop,
+        ylim = c(0, 50),
+        names.arg = num,
+        col = rainbow(9),
+        ylab = "Frequência relativa (\%)")
 
 }
 \keyword{sociometria}
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