From 0b0a26ffcd7d99e0d6a6e8965ef2a4829d3bd4e9 Mon Sep 17 00:00:00 2001 From: Walmes Zeviani <walmes@ufpr.br> Date: Thu, 8 Sep 2016 21:13:55 -0300 Subject: [PATCH] =?UTF-8?q?Faz=20e=20aponta=20corre=C3=A7oes=20nos=20arqui?= =?UTF-8?q?vos=20para=20@maria.?= MIME-Version: 1.0 Content-Type: text/plain; charset=UTF-8 Content-Transfer-Encoding: 8bit --- R/SliwianyQd25.R | 64 +++++++++++++++++++++------------- R/SliwianyQd26.R | 84 ++++++++++++++++++++++++++++----------------- R/SliwianyQd27.R | 78 +++++++++++++++++++++++------------------ R/SliwianyTb7.R | 37 ++++++++++---------- man/SliwianyQd25.Rd | 55 ++++++++++++++++++++--------- man/SliwianyQd26.Rd | 69 +++++++++++++++++++++++-------------- man/SliwianyQd27.Rd | 62 ++++++++++++++++++--------------- man/SliwianyTb7.Rd | 29 ++++++++-------- 8 files changed, 289 insertions(+), 189 deletions(-) diff --git a/R/SliwianyQd25.R b/R/SliwianyQd25.R index 1161d5a5..0f7caa8d 100644 --- a/R/SliwianyQd25.R +++ b/R/SliwianyQd25.R @@ -1,28 +1,46 @@ #' @name SliwianyQd25 #' @title Tipos de Desnutrição e Seus Índices por Regionais -#' @description Através da metodologia de Seoane Latham modificada por -#' Batista Filho, que classifica as crianças desnutridas segundo o -#' tipo de sua desnutrição, tem-se um índice bastante pequeno de -#' crianças com desnutrição crônica, e um índice pouco mais -#' acentuada de crianças com desnutrição pregressa e recente. -#' Destacas-se ainda a existência de um programa global de nutrição -#' bastante coerente já que existe uma forte homogeneidade dos +#' @description Através da metodologia de Seoane Latham modificada por +#' Batista Filho, que classifica as crianças desnutridas segundo o +#' tipo de sua desnutrição, tem-se um índice bastante pequeno de +#' crianças com desnutrição crônica, e um índice pouco mais +#' acentuada de crianças com desnutrição pregressa e recente. +#' Destaca-se ainda a existência de um programa global de nutrição +#' bastante coerente já que existe uma forte homogeneidade dos #' índices entre as regionais. -#' @format Um \code{data.frame} com 5 linhas e 9 colunas +#' @format Um \code{data.frame} com 5 linhas e 9 colunas, em que #' -#' +#' \describe{ +#' +#' \item{\code{variável}}{Explicação da variável.} +#' +#' } #' @keywords sociometria -#' @source Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a -#' qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes. -#' (Quadro 25, pág. 127) -#' -#' @examples -#' dados <- SliwianyQd25[, 9] -#' barplot(dados, legend.text = SliwianyQd25$Regionais, -#' col = colorspace::heat_hcl(5), -#' main = "Índices Globais Brasileiros Para Diferentes Tipos de -#' Desnutrição (%)", -#' horiz = TRUE, xlim = c(0, 80)) -#' -#' -NULL \ No newline at end of file +#' @source SLIWIANY (1997), Quadro 25, pág. 127. +#' @examples +#' +#' data(SliwianyQd25) +#' str(SliwianyQd25) +#' +#' dados <- SliwianyQd25[, 9] +#' barplot(dados, +#' legend.text = SliwianyQd25$Regionais, +#' args.legend = list(x = "topright", bty = "n"), +#' col = colorspace::heat_hcl(5), +#' main = paste("Índices Globais Brasileiros Para Diferentes\n", +#' "Tipos de Desnutrição (%)"), +#' horiz = TRUE, xlim = c(0, 80)) +#' +#' db <- data.frame(Regional = SliwianyQd25[, 1], +#' stack(x = SliwianyQd25[, -1])) +#' db$ind <- factor(db$ind, levels = unique(db$ind)) +#' +#' library(lattice) +#' +#' xyplot(values ~ ind | Regional, data = db, type = "o", +#' xlab = "Regionais", ylab = "Desnutrição", +#' scales = list(x = list(rot = 90), +#' y = list(relation = "free"))) +#' +#' +NULL diff --git a/R/SliwianyQd26.R b/R/SliwianyQd26.R index 8c8846c5..394a5ea8 100644 --- a/R/SliwianyQd26.R +++ b/R/SliwianyQd26.R @@ -1,38 +1,60 @@ +# Maria, talvez o mais correto para essa tabela é inveter linha com +# coluna. Ou seja, nas linhas os bairros, nas colunas as +# habilidades. Você chamar as variáveis genericamente de x1, x2, x3, +# etc. + #' @name SliwianyQd26 -#' @title Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos -#' da Ação Educativa (%) +#' @title Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos da +#' Ação Educativa #' @description Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim I -#' nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro. -#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas. -#' +#' nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro. +#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunase, em que #' \describe{ #' -#' \item{\code{3.1.1}}{Expressar-se através de desenhos} -#' \item{\code{3.1.2}}{Diferenciar o desenho da escrita} -#' \item{\code{3.1.3}}{Classificar segundo a cor} -#' \item{\code{3.1.4}}{Possuir determinadas noções de tempo} -#' \item{\code{3.1.5}}{Saber onde moram os animais} -#' \item{\code{3.1.6}}{Saber da importância dos animais para o homem} -#' \item{\code{3.1.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu -#' bairro} +#' \item{\code{3.1.1}}{Expressar-se através de desenhos.} +#' +#' \item{\code{3.1.2}}{Diferenciar o desenho da escrita.} +#' +#' \item{\code{3.1.3}}{Classificar segundo a cor.} +#' +#' \item{\code{3.1.4}}{Possuir determinadas noções de tempo.} +#' +#' \item{\code{3.1.5}}{Saber onde moram os animais.} +#' +#' \item{\code{3.1.6}}{Saber da importância dos animais para o homem.} +#' +#' \item{\code{3.1.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu +#' bairro.} +#' #' \item{\code{3.1.8}}{Reconhecer o que é natureza e o que é construído -#' pelo homem} -#' \item{\code{3.1.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da -#' creche} -#' \item{\code{3.1.10}}{Imitar animais} +#' pelo homem.} +#' +#' \item{\code{3.1.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da +#' creche.} +#' +#' \item{\code{3.1.10}}{Imitar animais.} +#' #' } -#' #' @keywords sociometria -#' @source Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a -#' qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes. -#' (Quadro 26, pág. 129) -#' -#' @examples -#' dados <- SliwianyQd26[, 9] -#' barplot(dados, names.arg = SliwianyQd26$Jardim.I, -#' col = colorspace::rainbow_hcl(9), -#' main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial -#' nos Medidores de Ação Educativa(%)", ylim = c(0, 100)) -#' -#' -NULL \ No newline at end of file +#' @source SLIWIANY (1997), Quadro 26, pág. 129. +#' @examples +#' +#' data(SliwianyQd26) +#' str(SliwianyQd26) +#' +#' dados <- SliwianyQd26[, 9] +#' barplot(dados, names.arg = SliwianyQd26$Jardim.I, +#' col = colorspace::rainbow_hcl(9), +#' main = paste("Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial\n", +#' "nos Medidores de Ação Educativa (%)"), +#' ylim = c(0, 100)) +#' +#' # Maria, considere esse código para inverter linha com coluna. +#' da <- t(SliwianyQd26[, -1]) +#' colnames(da) <- paste0("x", 1:ncol(da)) +#' da <- cbind(data.frame(reg = names(SliwianyQd26[, -1])), +#' da) +#' rownames(da) <- NULL +#' SliwianyQd26 <- da +#' +NULL diff --git a/R/SliwianyQd27.R b/R/SliwianyQd27.R index 5f225c2c..15bdcea1 100644 --- a/R/SliwianyQd27.R +++ b/R/SliwianyQd27.R @@ -1,39 +1,51 @@ +# Maria, aplica-se a esse conjunto de dados as mesmas recomendações +# indicadas nos outros. Lembre-se: 1) você tem que indentar o código e a +# documentação, 2) deve terminar as definições na lista \item{}{.} com +# ponto no final da frase, 3) deve usar a referência bibliográfica +# curta, 4) sempre onde for "%" escrever "\%". + #' @name SliwianyQd27 -#' @title Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos -#' da Ação Educativa (%) -#' @description Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim -#' II nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro. -#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas. +#' @title Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos da +#' Ação Educativa (\%) +#' @description Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim +#' II nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro. +#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas, em que #' #' \describe{ #' -#' \item{\code{3.2.1}}{Desenhar uma história narrada} -#' \item{\code{3.2.2}}{Relatar o desenho feito a partir da história -#' narrada} -#' \item{\code{3.2.3}}{Classificar segundo a cor e forma} -#' \item{\code{3.2.4}}{Possuir determinadas noções de tempo} -#' \item{\code{3.2.5}}{Saber do que se alimentam os animais} -#' \item{\code{3.2.6}}{Saber da importância dos animais para o homem} -#' \item{\code{3.2.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu -#' bairro} -#' \item{\code{3.2.8}}{Saber dizer o que gostaria que tivesse em seu -#' bairro} -#' \item{\code{3.2.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da -#' creche} -#' \item{\code{3.2.10}}{Imitar animais} +#' \item{\code{3.2.1}}{Desenhar uma história narrada.} +#' +#' \item{\code{3.2.2}}{Relatar o desenho feito a partir da história +#' narrada.} +#' +#' \item{\code{3.2.3}}{Classificar segundo a cor e forma.} +#' +#' \item{\code{3.2.4}}{Possuir determinadas noções de tempo.} +#' +#' \item{\code{3.2.5}}{Saber do que se alimentam os animais.} +#' +#' \item{\code{3.2.6}}{Saber da importância dos animais para o homem.} +#' +#' \item{\code{3.2.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu +#' bairro.} +#' +#' \item{\code{3.2.8}}{Saber dizer o que gostaria que tivesse em seu +#' bairro.} +#' +#' \item{\code{3.2.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da +#' creche.} +#' +#' \item{\code{3.2.10}}{Imitar animais.} +#' #' } -#' #' @keywords sociometria -#' @source Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a -#' qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes. -#' (Quadro 27, pág. 130) -#' -#' @examples -#' dados <- SliwianyQd27[, 9] -#' barplot(dados, names.arg = SliwianyQd27$Jardim.II, -#' col = colorspace::rainbow_hcl(9), -#' main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial -#' nos Medidores de Ação Educativa(%)", ylim = c(0, 100)) -#' -#' -NULL \ No newline at end of file +#' @source SLIWIANY (1997), Quadro 27, pág. 130. +#' @examples +#' +#' dados <- SliwianyQd27[, 9] +#' barplot(dados, names.arg = SliwianyQd27$Jardim.II, +#' col = colorspace::rainbow_hcl(9), +#' main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial +#' nos Medidores de Ação Educativa(%)", ylim = c(0, 100)) +#' +NULL diff --git a/R/SliwianyTb7.R b/R/SliwianyTb7.R index 5e592896..5aa5dc3c 100644 --- a/R/SliwianyTb7.R +++ b/R/SliwianyTb7.R @@ -1,28 +1,27 @@ #' @name SliwianyTb7 #' @title Densidade Média Domiciliar #' @description Medidor representante densidade domiciliar, para a zona -#' urbana do estado do Paraná em 1980. -#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 2 colunas +#' urbana do estado do Paraná em 1980. +#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 2 colunas, em que #' #' \describe{ #' -#' \item{\code{P.D}}{Pessoas por dormitórios} -#' \item{\code{ND}}{Número de domicílios} +#' \item{\code{P.D}}{Pessoas por dormitórios.} +#' +#' \item{\code{ND}}{Número de domicílios.} +#' #' } -#' #' @keywords sociometria -#' @source Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a -#' qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes. -#' (Tabela 7 pág. 76) -#' -#' @examples -#' dados <- SliwianyTb7$ND[1:9] -#' prop <- (dados/991000)*100 -#' num <- SliwianyTb7$P.D[1:9] -#' barplot(prop, ylim =c(0, 50), main = "Porcentagem de Domicílios -#' com x Pessoas por Dormitórios", names.arg = num, -#' col = rainbow(9)) -#' -#' +#' @source SLIWIANY (1997), Tabela 7, pág. 76. +#' @examples +#' +#' dados <- SliwianyTb7$ND[1:9] +#' prop <- (dados/991000) * 100 +#' num <- SliwianyTb7$P.D[1:9] +#' barplot(prop, +#' ylim = c(0, 50), +#' names.arg = num, +#' col = rainbow(9), +#' ylab = "Frequência relativa (%)") #' -NULL \ No newline at end of file +NULL diff --git a/man/SliwianyQd25.Rd b/man/SliwianyQd25.Rd index fefe25d4..5961aef1 100644 --- a/man/SliwianyQd25.Rd +++ b/man/SliwianyQd25.Rd @@ -3,29 +3,50 @@ \name{SliwianyQd25} \alias{SliwianyQd25} \title{Tipos de Desnutrição e Seus Índices por Regionais} -\format{Um \code{data.frame} com 5 linhas e 9 colunas} +\format{Um \code{data.frame} com 5 linhas e 9 colunas, em que + +\describe{ + +\item{\code{variável}}{Explicação da variável.} + +}} \source{ -Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a - qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes. - (Quadro 25, pág. 127) +SLIWIANY (1997), Quadro 25, pág. 127. } \description{ -Através da metodologia de Seoane Latham modificada por - Batista Filho, que classifica as crianças desnutridas segundo o - tipo de sua desnutrição, tem-se um índice bastante pequeno de - crianças com desnutrição crônica, e um índice pouco mais - acentuada de crianças com desnutrição pregressa e recente. - Destacas-se ainda a existência de um programa global de nutrição - bastante coerente já que existe uma forte homogeneidade dos +Através da metodologia de Seoane Latham modificada por + Batista Filho, que classifica as crianças desnutridas segundo o + tipo de sua desnutrição, tem-se um índice bastante pequeno de + crianças com desnutrição crônica, e um índice pouco mais + acentuada de crianças com desnutrição pregressa e recente. + Destaca-se ainda a existência de um programa global de nutrição + bastante coerente já que existe uma forte homogeneidade dos índices entre as regionais. } \examples{ - dados <- SliwianyQd25[, 9] - barplot(dados, legend.text = SliwianyQd25$Regionais, - col = colorspace::heat_hcl(5), - main = "Índices Globais Brasileiros Para Diferentes Tipos de - Desnutrição (\%)", - horiz = TRUE, xlim = c(0, 80)) + +data(SliwianyQd25) +str(SliwianyQd25) + +dados <- SliwianyQd25[, 9] +barplot(dados, + legend.text = SliwianyQd25$Regionais, + args.legend = list(x = "topright", bty = "n"), + col = colorspace::heat_hcl(5), + main = paste("Índices Globais Brasileiros Para Diferentes\\n", + "Tipos de Desnutrição (\%)"), + horiz = TRUE, xlim = c(0, 80)) + +db <- data.frame(Regional = SliwianyQd25[, 1], + stack(x = SliwianyQd25[, -1])) +db$ind <- factor(db$ind, levels = unique(db$ind)) + +library(lattice) + +xyplot(values ~ ind | Regional, data = db, type = "o", + xlab = "Regionais", ylab = "Desnutrição", + scales = list(x = list(rot = 90), + y = list(relation = "free"))) } diff --git a/man/SliwianyQd26.Rd b/man/SliwianyQd26.Rd index cef83602..9b8b6cdf 100644 --- a/man/SliwianyQd26.Rd +++ b/man/SliwianyQd26.Rd @@ -2,42 +2,61 @@ % Please edit documentation in R/SliwianyQd26.R \name{SliwianyQd26} \alias{SliwianyQd26} -\title{Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos -da Ação Educativa (%)} -\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas. - +\title{Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos da + Ação Educativa} +\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunase, em que \describe{ -\item{\code{3.1.1}}{Expressar-se através de desenhos} -\item{\code{3.1.2}}{Diferenciar o desenho da escrita} -\item{\code{3.1.3}}{Classificar segundo a cor} -\item{\code{3.1.4}}{Possuir determinadas noções de tempo} -\item{\code{3.1.5}}{Saber onde moram os animais} -\item{\code{3.1.6}}{Saber da importância dos animais para o homem} -\item{\code{3.1.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu -bairro} +\item{\code{3.1.1}}{Expressar-se através de desenhos.} + +\item{\code{3.1.2}}{Diferenciar o desenho da escrita.} + +\item{\code{3.1.3}}{Classificar segundo a cor.} + +\item{\code{3.1.4}}{Possuir determinadas noções de tempo.} + +\item{\code{3.1.5}}{Saber onde moram os animais.} + +\item{\code{3.1.6}}{Saber da importância dos animais para o homem.} + +\item{\code{3.1.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu + bairro.} + \item{\code{3.1.8}}{Reconhecer o que é natureza e o que é construído -pelo homem} -\item{\code{3.1.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da -creche} -\item{\code{3.1.10}}{Imitar animais} + pelo homem.} + +\item{\code{3.1.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da + creche.} + +\item{\code{3.1.10}}{Imitar animais.} + }} \source{ -Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a - qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes. - (Quadro 26, pág. 129) +SLIWIANY (1997), Quadro 26, pág. 129. } \description{ Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim I -nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro. + nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro. } \examples{ - dados <- SliwianyQd26[, 9] - barplot(dados, names.arg = SliwianyQd26$Jardim.I, - col = colorspace::rainbow_hcl(9), - main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial - nos Medidores de Ação Educativa(\%)", ylim = c(0, 100)) +data(SliwianyQd26) +str(SliwianyQd26) + +dados <- SliwianyQd26[, 9] +barplot(dados, names.arg = SliwianyQd26$Jardim.I, + col = colorspace::rainbow_hcl(9), + main = paste("Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial\\n", + "nos Medidores de Ação Educativa (\%)"), + ylim = c(0, 100)) + +# Maria, considere esse código para inverter linha com coluna. +da <- t(SliwianyQd26[, -1]) +colnames(da) <- paste0("x", 1:ncol(da)) +da <- cbind(data.frame(reg = names(SliwianyQd26[, -1])), + da) +rownames(da) <- NULL +SliwianyQd26 <- da } \keyword{sociometria} diff --git a/man/SliwianyQd27.Rd b/man/SliwianyQd27.Rd index e12a8017..beb0371c 100644 --- a/man/SliwianyQd27.Rd +++ b/man/SliwianyQd27.Rd @@ -2,43 +2,51 @@ % Please edit documentation in R/SliwianyQd27.R \name{SliwianyQd27} \alias{SliwianyQd27} -\title{Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos -da Ação Educativa (%)} -\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas. +\title{Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos da + Ação Educativa (\%)} +\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas, em que \describe{ -\item{\code{3.2.1}}{Desenhar uma história narrada} -\item{\code{3.2.2}}{Relatar o desenho feito a partir da história -narrada} -\item{\code{3.2.3}}{Classificar segundo a cor e forma} -\item{\code{3.2.4}}{Possuir determinadas noções de tempo} -\item{\code{3.2.5}}{Saber do que se alimentam os animais} -\item{\code{3.2.6}}{Saber da importância dos animais para o homem} -\item{\code{3.2.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu -bairro} -\item{\code{3.2.8}}{Saber dizer o que gostaria que tivesse em seu -bairro} -\item{\code{3.2.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da -creche} -\item{\code{3.2.10}}{Imitar animais} +\item{\code{3.2.1}}{Desenhar uma história narrada.} + +\item{\code{3.2.2}}{Relatar o desenho feito a partir da história + narrada.} + +\item{\code{3.2.3}}{Classificar segundo a cor e forma.} + +\item{\code{3.2.4}}{Possuir determinadas noções de tempo.} + +\item{\code{3.2.5}}{Saber do que se alimentam os animais.} + +\item{\code{3.2.6}}{Saber da importância dos animais para o homem.} + +\item{\code{3.2.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu + bairro.} + +\item{\code{3.2.8}}{Saber dizer o que gostaria que tivesse em seu + bairro.} + +\item{\code{3.2.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da + creche.} + +\item{\code{3.2.10}}{Imitar animais.} + }} \source{ -Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a - qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes. - (Quadro 27, pág. 130) +SLIWIANY (1997), Quadro 27, pág. 130. } \description{ -Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim -II nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro. +Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim + II nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro. } \examples{ - dados <- SliwianyQd27[, 9] - barplot(dados, names.arg = SliwianyQd27$Jardim.II, - col = colorspace::rainbow_hcl(9), - main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial - nos Medidores de Ação Educativa(\%)", ylim = c(0, 100)) +dados <- SliwianyQd27[, 9] +barplot(dados, names.arg = SliwianyQd27$Jardim.II, +col = colorspace::rainbow_hcl(9), +main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial +nos Medidores de Ação Educativa(\%)", ylim = c(0, 100)) } \keyword{sociometria} diff --git a/man/SliwianyTb7.Rd b/man/SliwianyTb7.Rd index 81acf788..547c0dc3 100644 --- a/man/SliwianyTb7.Rd +++ b/man/SliwianyTb7.Rd @@ -3,31 +3,32 @@ \name{SliwianyTb7} \alias{SliwianyTb7} \title{Densidade Média Domiciliar} -\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 2 colunas +\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 2 colunas, em que \describe{ -\item{\code{P.D}}{Pessoas por dormitórios} -\item{\code{ND}}{Número de domicílios} +\item{\code{P.D}}{Pessoas por dormitórios.} + +\item{\code{ND}}{Número de domicílios.} + }} \source{ -Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a - qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes. - (Tabela 7 pág. 76) +SLIWIANY (1997), Tabela 7, pág. 76. } \description{ Medidor representante densidade domiciliar, para a zona -urbana do estado do Paraná em 1980. + urbana do estado do Paraná em 1980. } \examples{ - dados <- SliwianyTb7$ND[1:9] - prop <- (dados/991000)*100 - num <- SliwianyTb7$P.D[1:9] - barplot(prop, ylim =c(0, 50), main = "Porcentagem de Domicílios - com x Pessoas por Dormitórios", names.arg = num, - col = rainbow(9)) - +dados <- SliwianyTb7$ND[1:9] +prop <- (dados/991000) * 100 +num <- SliwianyTb7$P.D[1:9] +barplot(prop, + ylim = c(0, 50), + names.arg = num, + col = rainbow(9), + ylab = "Frequência relativa (\%)") } \keyword{sociometria} -- GitLab