From 7abc7669897d49da9cb2e50449d9179ccd0406ee Mon Sep 17 00:00:00 2001 From: tmn21 <tmn21@inf.ufpr.br> Date: Mon, 30 Jan 2023 10:06:09 -0300 Subject: [PATCH] ISSUE #34: FIX formation material's broken links --- src/Components/AreasSubPagesFunction.js | 2 +- .../formationMaterials.js | 16 +- .../formationMaterials.json | 866 ------------------ 3 files changed, 9 insertions(+), 875 deletions(-) diff --git a/src/Components/AreasSubPagesFunction.js b/src/Components/AreasSubPagesFunction.js index da8d43c8..9ec6afd4 100644 --- a/src/Components/AreasSubPagesFunction.js +++ b/src/Components/AreasSubPagesFunction.js @@ -555,7 +555,7 @@ function TabMateriais({ contrast }) { infiniteLoop={true} showStatus={false} > - <Row> + <Row style={{justifyContent: "center"}}> { materials.map((material, index) => { return ( diff --git a/src/Components/FormationMaterialsResources/formationMaterials.js b/src/Components/FormationMaterialsResources/formationMaterials.js index b9aaf85f..4a26e62b 100644 --- a/src/Components/FormationMaterialsResources/formationMaterials.js +++ b/src/Components/FormationMaterialsResources/formationMaterials.js @@ -1044,7 +1044,7 @@ O material foi elaborado para este curso de Especialização, na modalidade de e // ------------------------------------------------------------------------ //Banco de Práticas Inspiradoras// - tagnames = ['Práticas', 'Casos', 'Competências gerais', 'Base Nacional Comum Curricular', 'BNCC'] +/* tagnames = ['Práticas', 'Casos', 'Competências gerais', 'Base Nacional Comum Curricular', 'BNCC'] _tags = []; for (let i = 0; i < tagnames.length; i++) { _tags.push({ @@ -1097,8 +1097,8 @@ O material foi elaborado para este curso de Especialização, na modalidade de e license: null, description: `"Uma solução alternativa para o tratamento simplificado da água†é o nome do projeto do professor José Helio Pereira, desenvolvido na escola Casimira Leite Montenegro, em Desterro (PB), em 2017. Com clima semiárido, a região enfrentou problemas de abastecimento de água, o que deixou a população preocupada. Visando melhorar as condições da água barrenta fornecida por caminhões-pipa à comunidade, o professor do 4º ano propôs a seus alunos que pesquisassem formas de filtrar a água. Após leituras e investigações cientÃficas, os alunos descobriram uma grande aliada encontrada na zona em que vivem: a acácia branca (Moringa oleÃfera) e comprovaram, na prática, a efetividade do processo de decantação estimulado pela semente da planta, que separa o barro da água. `, likes_count: 3 - }); - topicos.push({ + }); */ +/* topicos.push({ id: 2, pre_title: 'Caso 3: Pertencer para preservar (Competência 3)', title: '', @@ -1119,7 +1119,7 @@ O material foi elaborado para este curso de Especialização, na modalidade de e license: null, description: `Na Escola Municipal Governador Roberto Santos, em Salvador, a professora de artes Iaçanã Simões desenvolveu, em 2017, o projeto “Seja bem-vindo e volte sempre! Um olhar para a conservação do patrimônio público escolar através da arteâ€. As duas mensagens contidas no tÃtulo do projeto foram desenhadas, inicialmente, nas portas das turmas do ensino fundamental. A ideia da intervenção era conservar o patrimônio escolar e educar sobre a preservação do espaço público em geral, pois a professora observou que os estudantes não degradavam os ambientes nos quais tinham realizado algum projeto artÃstico. Além das mensagens, as portas ganharam ilustrações escolhidas por cada turma. Os alunos gostaram tanto da atividade que pintaram, também, outros ambientes da escola.`, likes_count: 3 - }); + }); */ /*topicos.push({ id: 3, pre_title: 'Caso 4: Encantamento musical (Competência 4)', @@ -1142,7 +1142,7 @@ O material foi elaborado para este curso de Especialização, na modalidade de e description: `O professor de artes Diogo Lobo, do Centro de Educação Infantil do Parque dos Poderes, em Campo Grande, implementou o projeto “Musicalização na educação infantil: cantando e encantando†em 2016. Com ele, mais de 400 crianças do berçário e da educação infantil puderam contar com a música para desenvolver diversas competências e habilidades pedagógicas, uma vez que o projeto foi além do uso das canções apenas como passatempo. Ao escutar melodias e manipular instrumentos, as crianças melhoraram a coordenação motora, a fala, a criatividade e a sociabilidade, além de ampliarem seu repertório cultural e desenvolverem apreço pela música.`, likes_count: 3 });*/ - topicos.push({ +/* topicos.push({ id: 4, pre_title: 'Caso 5: Curiosidade cientÃfica (Competência 5) ', title: '', @@ -1729,10 +1729,10 @@ O material foi elaborado para este curso de Especialização, na modalidade de e license: null, description: `Tendo como mote “o desafio da baleia azulâ€, a professora de português Alessandra Neves, em Dourados (MS), elaborou o projeto “Sem tristezas constantes, sem cortes, sem mortes precoces, entender para compreender-seâ€, envolvendo leitura, compreensão, interpretação e produção textual. Trabalhou com a música “Bring me to lifeâ€, com as obras “Amor de Perdição†e “Romeu e Julieta†e o filme “Inocênciaâ€. Então solicitou aos alunos pesquisas sobre depressão e suicÃdio. Para apresentá-las, a sala virou um “café-viagemâ€: cada grupo tinha um “anfitrião†que compartilhava os conhecimentos com os colegas. As atividades resultaram em microcontos sobre a temática. O projeto terminou com um papo com uma psicóloga, que orientou os jovens sobre os riscos das interações pela internet e os deixou à vontade para expor os próprios sentimentos.`, likes_count: 3 - }); + }); */ //------------------------------------------------------- - colecao = { +/* colecao = { id: 3, name: 'Banco de Práticas Inspiradoras', tags: _tags, @@ -1756,7 +1756,7 @@ O material foi elaborado para este curso de Especialização, na modalidade de e likes_count: 3, }; - colecoes.push(colecao); + colecoes.push(colecao); */ // ------------------------------------------------------------------ diff --git a/src/Components/FormationMaterialsResources/formationMaterials.json b/src/Components/FormationMaterialsResources/formationMaterials.json index 97744159..9a5af0a5 100644 --- a/src/Components/FormationMaterialsResources/formationMaterials.json +++ b/src/Components/FormationMaterialsResources/formationMaterials.json @@ -1028,871 +1028,5 @@ "description": "Visa propiciar aos leitores a compreensão da conjuntura social dos usuários e dependentes de substâncias psicoativas, bem como problematizar as dimensões trabalhadas: sujeito, contexto e drogas. Tem como objetivo possibilitar uma formação crÃtica, que respeite a multiplicidade dos conhecimentos neste campo e que consolide o compromisso com práticas comprometidas com a transformação da realidade social. O material ainda traz pesquisas, entrevistas com profissionais da área e projetos de intervenção elaborados pelos próprios cursistas.", "historic": "A 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias foi promovido pela Secretaria Nacional de PolÃticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça – SENAD/MJ em parceria com Universidade Federal de Santa Catarina. Foram oferecidas 40 mil vagas para conselheiros e lideranças comunitárias de todo o Brasil que receberam capacitação para atuar na prevenção de crack, álcool e outras drogas. O curso foi concluÃdo em 2014, e agora o material está disponÃvel para leitura a todos que tiverem interesse na temática.", "likes_count": 3 - }, - { - "id": 3, - "name": "Banco de Práticas Inspiradoras", - "tags": [ - { - "name": "Práticas" - }, - { - "name": "Casos" - }, - { - "name": "Competências gerais" - }, - { - "name": "Base Nacional Comum Curricular" - }, - { - "name": "BNCC" - } - ], - "developed": "Instituto PenÃnsula", - "developedurl": "http://www.institutopeninsula.org.br", - "topic_name": "Casos", - "topics": [ - { - "id": 0, - "pre_title": "Caso 1: Cara de Brasil (Competência 1)", - "title": "", - "author": "Beatriz Souza Duarte e Bruna Lúcia Frigo", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso01.html", - "img": "img/colecoes/boas1.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Relações étnico-raciais", - "Cultura afro", - "Cultura indÃgena", - "Identidade" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "O projeto “Brasil, cara de quê?â€, das professoras Beatriz Duarte e Bruna Frigo, da Escola Municipal de Educação Infantil Parque das Nações I, em São Paulo, ajudou alunos da educação infantil a identificarem as principais etnias que formam a população brasileira – negra, indÃgena e europeia. 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Com clima semiárido, a região enfrentou problemas de abastecimento de água, o que deixou a população preocupada. Visando melhorar as condições da água barrenta fornecida por caminhões-pipa à comunidade, o professor do 4º ano propôs a seus alunos que pesquisassem formas de filtrar a água. Após leituras e investigações cientÃficas, os alunos descobriram uma grande aliada encontrada na zona em que vivem: a acácia branca (Moringa oleÃfera) e comprovaram, na prática, a efetividade do processo de decantação estimulado pela semente da planta, que separa o barro da água. ", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 2, - "pre_title": "Caso 3: Pertencer para preservar (Competência 3)", - "title": "", - "author": "Laçanã Costa Simões", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso03.html", - "img": "img/colecoes/boas3.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Artes", - "Patrimônio", - "Preservação", - "Pertencimento", - "Diálogo", - "Cooperação" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "Na Escola Municipal Governador Roberto Santos, em Salvador, a professora de artes Iaçanã Simões desenvolveu, em 2017, o projeto “Seja bem-vindo e volte sempre! Um olhar para a conservação do patrimônio público escolar através da arteâ€. As duas mensagens contidas no tÃtulo do projeto foram desenhadas, inicialmente, nas portas das turmas do ensino fundamental. 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A visita inesperada dos animais e a curiosidade dos alunos em saber que bichos eram aqueles, se eram venenosos, e, principalmente, porque havia tantos deles ali, levou a professora do 4º ano, Maria Cristina Fachin, a explorar a pesquisa cientÃfica com seus alunos. Ela recolheu uma amostra do inseto e incitou os estudantes a procurarem informações em fontes confiáveis, dando origem ao projeto “Pequeno Cientistaâ€. Com isso, as crianças puderam aprender noções de metodologia de pesquisa e testaram hipóteses práticas para entender o que causou a infestação no banheiro da escola.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 5, - "pre_title": "Caso 6: O Haiti é aqui (Competência 1)", - "title": "", - "author": "Diana Aparecida Feuser Ribeiro", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso06.html", - "img": "img/colecoes/boas6.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Berçário", - "Adaptação", - "Diversidade de saberes", - "Intercâmbio de culturas", - "Identidade" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "Em 2017, havia um bebê haitiano na turma do berçário 1 do Centro de Educação Infantil Castelo Branco, em Joinville (SC), e a pedagoga responsável, Diana Ribeiro, preocupou-se com a inclusão da famÃlia nas atividades escolares, o que é crucial para essa faixa-etária. Como os pais do bebê se comunicavam mal em português, a professora decidiu aprender expressões na lÃngua nativa deles. Uma dessas expressões, “Sali, koman ouye?†(Olá, como vai?), nomeou o projeto de integração entre as culturas haitiana e brasileira. Ao ensinar os costumes locais, o trabalho beneficiou não somente a famÃlia estrangeira, mas também as famÃlias brasileiras procedentes de outros estados. O incentivo a essa descoberta cultural se materializou na decoração e em outras atividades, e trouxe para o berçário um pouco do lar de cada bebê.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 6, - "pre_title": "Caso 7: Mensagens para um mundo sustentável (Competência 7)", - "title": "", - "author": "Martamiria Delmiro dos Santos", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso07.html", - "img": "img/colecoes/boas7.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Consciência socioambiental", - "Consumo responsável", - "Mineralogia", - "Coleta seletiva" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "Trabalhar a sustentabilidade com foco na mineralogia foi o diferencial do projeto da Escola Municipal Dr. Luiz Gonzaga Maranhão, em Jaboatão dos Guararapes (PE), que recebeu o nome “Educação ambiental: uso consciente dos recursos mineraisâ€. Estimulada pelo tema do projeto polÃtico-pedagógico da escola em 2016, a professora Martamiria dos Santos, do 3º ano, decidiu mostrar aos alunos de onde vêm os materiais usados para construir objetos cotidianos, como cadeiras, paredes, portas, etc. Os alunos entenderam como as matérias-primas minerais são formadas na natureza, o valor comercial que possuem e a importância de usá-las de forma consciente, o que os estimulou a praticar a reciclagem e a preservação ambiental.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 7, - "pre_title": "Caso 8: A Ãfrica me representa (Competência 8)", - "title": "", - "author": " Márcia Theodorico Mezzomo", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso08.html", - "img": "img/colecoes/boas8.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Relações étnico-raciais", - "Cultura afro", - "Preconceito", - "Identidade", - "Representatividade", - "Diálogo" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "No entorno da Creche Morro da Queimada, em Florianópolis, há forte presença da cultura afro-brasileira. Na turma de educação infantil, por exemplo, metade dos alunos são negros, e isso fez com que a professora Marcia Mezzomo decidisse estimular a representatividade dessas crianças desde cedo. Para tanto, em consonância com a lei federal 10.639/03, sobre ensino da história da cultura afro-brasileira, ela trouxe para o imaginário infantil figuras como heróis, prÃncipes e princesas africanos, e pode explorar a diversidade cultural e as relações étnico-culturais a partir do tema “Do rei do fogo ao rei do samba: rainha e rei da Ãfrica eu souâ€. A população local, como familiares e representantes de grupos artÃsticos, contribuiu para mostrar à s crianças as influências mais marcantes da cultura africana na cultura nacional.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 8, - "pre_title": "Caso 9: AntÃdoto contra o preconceito (Competência 9)", - "title": "", - "author": "Lorena Bárbara Santos Costa", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso09.html", - "img": "img/colecoes/boas9.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Relações étnico-raciais", - "Cultura afro", - "Samba", - "Identidade", - "Representatividade", - "Bullying", - "Preconceito", - "Empatia", - "Respeito", - "Diversidade" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "A cultura afro-brasileira tem grande expressividade em Salvador, onde as salas de aulas costumam ser compostas, principalmente, por alunos negros, como no 5º ano da Escola Municipal Deputado Gersino Coelho. Ao perceber que seus alunos tinham dificuldade em aceitar-se como negros, e que tratavam uns ao outros de forma preconceituosa, a professora Lorena Costa usou a temática “Vem sambar e aprender: o samba como instrumento de resistência e representação da cultura afro-brasileira†para abordar a descendência africana no paÃs. O resgate do samba da Bahia, ao longo das atividades, foi todo permeado por aspectos da história e da cultura afro, como a trajetória de resistência das comunidades quilombolas. Como resultado, a familiarização com essa cultura despertou a empatia, o respeito e o diálogo entre os alunos.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 9, - "pre_title": "Caso 10: Um olhar de esperança (Competência 10)", - "title": "", - "author": "João Paulo Vicente da Silva", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso10.html", - "img": "img/colecoes/boas10.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos; Inclusão; Esporte; Adaptação curricular; Empatia" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "Em 2017, o aluno cadeirante Renner LuÃs entrou no 5o ano do Centro Infantil Estrela do Mar, em Extremoz (RN), e ninguém imaginava que alcançaria o 3º lugar estadual, e 5º nacional, em campeonatos paralÃmpicos de bocha. As conquistas do garoto foram possÃveis graças ao empenho do professor de educação fÃsica João Paulo da Silva, que pesquisou maneiras de incluÃ-lo na disciplina e em outras atividades escolares, criando o projeto “Contribuições da educação fÃsica na inclusão das pessoas com paralisia cerebral no ensino regularâ€. A participação de Renner nas aulas e campeonatos ajudaram a melhorar a sociabilidade dos colegas com ele, além de ter contribuÃdo positivamente para sua autoestima.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 10, - "pre_title": "Caso 11: Fábulas favorecem alfabetização de crianças (Competência 4)", - "title": "", - "author": "Erika Silva do Carmo", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso11.html", - "img": "img/colecoes/boas11.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Narração de histórias", - "Fábulas", - "Alfabetização", - "Cooperação" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "Desde 2016 existe o projeto “Minha escola lê e multiplica saberes: viajando no mundo das fábulas†na Escola Estadual Coronel Cruz, em Itacoatiara (AM). Idealizado pela professora do 1º ano Erika do Carmo o projeto começou com fábulas clássicas, como a da galinha dos ovos de ouros, evoluiu para lendas da região amazônica, como a do boto-cor-de-rosa, até trabalhar a autoria própria das crianças. As principais atividades que estimularam os pequenos foram: assistir animações, ler fábulas e reinterpretá-las com desenhos, oralmente e textualmente, além de acompanhar narrativas com teatro de fantoches. O uso das diferentes linguagens melhorou o processo de alfabetização da turma, explorando tópicos como vocabulário e separação de sÃlabas.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 11, - "pre_title": "Caso 12: Horta conecta famÃlias à escola (Competência 2)", - "title": "", - "author": "Cleide Maria de Souza", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso12.html", - "img": "img/colecoes/boas12.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Oralidade", - "Ciências", - "Controle biológico", - "Horta", - "Consciência socioambiental", - "Cooperação", - "Participação dos pais" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "A participação familiar foi crucial para o desenvolvimento do projeto “Horta Vertical: Ajudantes da Natureza†na Centro de Ensino Fundamental Cerâmicas Reunidas Dom Bosco, em BrasÃlia (DF). Comandada pela professora Cleide de Souza, a educação infantil pode entender como a natureza trabalha de forma harmônica e a importância de cada ser vivo para manter a estabilidade ambiental. A relação entre insetos e plantas foi focalizada e, com a ajuda das famÃlias, hortaliças foram plantadas verticalmente em um muro ao lado da sala de aula. A partir de observação contÃnua da horta da escola, além de visita a uma horta orgânica de uma das mães da turma, as crianças aprenderam que os insetos são verdadeiros “ajudantes da naturezaâ€, como elas mesmas definiram.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 12, - "pre_title": "Caso 13: Meu espelho negro (Competência 8)", - "title": "", - "author": "Cristiane Santos de Melo", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso13.html", - "img": "img/colecoes/boas13.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Identidade", - "Representatividade", - "Mulher negra", - "Empoderamento feminino", - "Cabelo crespo", - "Ganhadeiras de Itapuã" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "Em 2015, a professora Cristiane de Melo, do Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Djalma Ramos, em Lauro de Freitas (BA), valorizou as raÃzes africanas com o empoderamento do público feminino. O âmbito social, especialmente a mÃdia, poucas vezes apresenta mulheres negras como referencial de beleza, e as crianças da turma não consideravam bonita uma mulher sem pele clara e cabelos lisos. Ao convidar a cantora negra Mariene de Castro como personalidade de referência, esse cenário mudou. Foi aà que surgiu o projeto “Mariene: A flor que desabrochou nossa genteâ€. Por meio de sambas da cantora em parceria com um grupo de ganhadeiras, as meninas vivenciaram a representatividade e aprenderam a valorizar seus traços, como o cabelo crespo. O projeto também ajudou a elevar a autoestima de mães e funcionárias da escola.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 13, - "pre_title": "Caso 14: VestÃgios do tempo (Competência 1)", - "title": "", - "author": "Lilian Mara Bonette Bianchini", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso14.html", - "img": "img/colecoes/boas14.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Estudo do meio", - "Arqueologia", - "Cultura indÃgena", - "Caminho de Peabiru", - "VestÃgios lÃticos" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "Na cidade de Engenheiro Beltrão (PR) há vestÃgios do Caminho de Peabiru, rota aberta por civilizações pré-coloniais que percorriam territórios entre os Oceanos PacÃfico e Atlântico. A professora de história Lilian Bianchini, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Aparecida Medeiros, criou o projeto “Viajando pelos caminhos da nossa história†para mostrar aos alunos do ensino fundamental as marcas dos povos indÃgenas, habitantes do território nacional muito antes da chegada dos europeus. A turma ganhou uma “mala de exploraçãoâ€, onde guardavam o caderno com o registro de suas descobertas a respeito da história e cultura desses povos. A visita a museus da região dedicados ao tema, além da realização de um percurso da rota histórica, deram insumos práticos para a pesquisa dos alunos.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 14, - "pre_title": "Caso 15: Além da imaginação (Competência 7) ", - "title": "", - "author": "Francisca Deusineide dos Santos Nasário", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso15.html", - "img": "img/colecoes/boas15.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Pesquisa de campo", - "Lenda urbana", - "Tradição oral", - "Conto", - "Leitura", - "Reescrita", - "Rosa dos ventos" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "No projeto “A escola onde eu estudo e uma lenda tenebrosaâ€, da professora Francisca Nasário, os curiosos alunos do 4º ano investigaram se era verdadeira a lenda de que a escola teria sido construÃda no terreno de um antigo cemitério. Após entrevistas com antigos moradores, a turma relacionou as histórias da construção da escola à s da formação de Pau dos Ferros (RN), e elaborou de uma linha do tempo. Para apresentar o gênero terror e suspense, a professora pediu aos alunos que produzissem as próprias lendas sobre a escola, inspiradas no que leram ou ouviram, aprendendo com a escrita noções de gênero, ortografia e paragrafação. Os contos reescritos foram lidos em sala de aula e integraram a exposição do Dia do Folclore da Escola Estadual Ubiratan Pereira Galvão.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 15, - "pre_title": "Caso 16: Redescoberta indÃgena (Competência 3)", - "title": "", - "author": "Flávia Roberta Alves Costa", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso16.html", - "img": "img/colecoes/boas16.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Arte indÃgena", - "Cultura indÃgena", - "Identidade", - "Representatividade" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "O projeto “Inspirações indÃgenas†foi criado pela professora de artes Flávia Costa para quebrar estereótipos sobre o que é ser indÃgena nos dias de hoje. Em 2017, a Escola Municipal Divino EspÃrito Santo, no Recife, recebeu a visita de quatro Ãndios fulni-ôs, que conversaram com os alunos. Como os estudantes ficaram interessados na pintura corporal dos Ãndios, Flávia explicou conceitos de produções artÃsticas originais, criações inspiradas nelas e cópias, depois, relacionou a pintura corporal com a body art. Os alunos pintaram o próprio corpo com as palavras força, fé, luta, cultura e resistência. A professora também levou fotos das expressões artÃsticas de quatro etnias presentes em Pernambuco e deu uma oficina de tramas, reciclando sobras de papéis.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 16, - "pre_title": "Caso 17: Além das fronteiras (Competência 1)", - "title": "", - "author": "PatrÃcia dos Santos Lima", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso17.html", - "img": "img/colecoes/boas17.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Pesquisa na internet", - "Oralidade", - "Cultura", - "Gamificação" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "Criado pela professora de inglês PatrÃcia Lima da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marcelo Candia Subsede I, de Porto Velho (RO), o projeto “Viagem inglesa†pede ao ensino médico que “explore†um paÃs de lÃngua inglesa. Cada turma escolhe um paÃs anglófono e tem de buscar informações históricas, geográficas, econômicas e culturais para apresentar aquela realidade numa feira multicultural aberta à comunidade. Os grupos ficam responsáveis por apresentações de dança, teatro, descrições de pratos tÃpicos, entre outras, com parte dessas vivências faladas em inglês. Em paralelo, a professora faz um trabalho de tutoria, ajudando, por exemplo, a apurar os critérios de pesquisa na web para encontrar informações de fontes confiáveis.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 17, - "pre_title": "Caso 18: Relaxar e dialogar para aprender (Competência 8)", - "title": "", - "author": "Carolina Corado da Silva Oliveira", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso18.html", - "img": "img/colecoes/boas18.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Ansiedade", - "Relaxamento", - "Diálogo", - "Protagonismo", - "Autonomia", - "Paulo Freire" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "O projeto “Aprender a relaxar e relaxar para aprender: metodologias ativas de ensino em biologia†desenvolvido pela professora Carolina Oliveira com os 1º e 3º anos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, propunha que os alunos se conhecessem melhor, reconhecessem estados de ansiedade para poder cuidar da própriab saúde fÃsica e emocional. Carolina aproximou-se de técnicas comuns à meditação e ao mindfulness para priorizar estratégias de diálogo e facilitar os quatro módulos criados para o ensino de biologia: os alunos conheceram conceitos de metodologia, discutiram bioquÃmica e nutrição ao andarem pelo jardim, responderam perguntas sobre os grupos alimentares e debateram metabolismo em um jogo, e trabalharam citologia ao vivenciarem experiências em sala, comparando as reações de infusão do chá em água quente e em água fria.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 18, - "pre_title": "Caso 19: Os cordéis da minha terra (Competência 1)", - "title": "", - "author": "José Souza dos Santos", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso19.html", - "img": "img/colecoes/boas19.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Cultura nordestina", - "Folclore", - "Produção artÃstica", - "Cordel", - "Lampião" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "O professor de português José dos Santos pediu aos alunos do 8º ano da Escola Municipal de Paripiranga (BA) que se inspirassem na tradição oral de familiares mais velhos, muitos analfabetos, para ir à s ruas colher narrativas fantásticas. Após gravar ou anotar as histórias, os textos passariam da prosa ao verso, mais especificamente, ao cordel. Surgia o projeto “Cordelize a vida! Valorize a sua cultura!â€. Os 24 cordéis escritos pelos alunos foram apresentados à comunidade escolar em uma “tarde de autógrafosâ€, e os entrevistados que deram origem a eles ganharam um livreto correspondente à história que contaram. Além disso, foram produzidos 40 audiolivros para distribuir gratuitamente os cordéis aos estudantes com deficiência visual.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 19, - "pre_title": "Caso 20: Experimentação robótica (Competência 2)", - "title": "", - "author": "Diogo Tiago dos Santos", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso20.html", - "img": "img/colecoes/boas20.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Tecnologia", - "Robótica", - "Soluções de problemas", - "Autonomia" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "O projeto “A criação do grupo de fÃsica e robótica da Escola Estadual Ana Linsâ€, em São Miguel dos Campos (AL), começou com um kit de robótica encontrado no almoxarifado da escola em 2015. Desde então, o professor de fÃsica Diogo dos Santos coordena fundamentos da robótica no contraturno escolar para criar soluções que podem ser úteis à sociedade, como o reaproveitamento da água do ar condicionado para irrigação, uma lixeira “inteligente†que ajuda a separar materiais para reciclagem e um dispositivo para pacientes acamados pedirem ajuda com mais facilidade. Além disso, Diogo pediu que os alunos produzissem artigos cientÃficos para apresentar à comunidade acadêmica o protótipo desenvolvido, trabalhando não apenas fÃsica, como também leitura e escrita.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 20, - "pre_title": "Caso 21: Vivências como fundamento da aprendizagem (Competência 7)", - "title": "", - "author": "Maria do Socorro Braga Reis", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso21.html", - "img": "img/colecoes/boas21.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Crônica", - "Etnografia", - "Vivências", - "Fotografia", - "Reescrita", - "Autoestima" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "A professora de português Maria Reis elaborou o projeto “Histórias qu’eu vi-vi: crônicas etnográficas†para os jovens desenvolver habilidades mais apuradas de escrita, retratando atividades e hábitos cotidianos da comunidade paraense de Bragança. Maria apresentou o gênero crônica, explicou o conceito de etnografia e mostrou vÃdeos que abordavam o fazer etnográfico. Os alunos foram a campo, registraram suas descobertas com fotos e montaram na escola um mural com as imagens. Depois, levaram-no para uma praça perto da escola, onde expuseram as fotos à comunidade. Para a escrita da crônica, cada estudante produziu um texto sobre a prática desenvolvida. As 20 crônicas etnográficas produzidas pelo 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Yolanda Chaves foram reunidas em um aplicativo e no site do governo do Estado.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 21, - "pre_title": "Caso 22: A força da tradição pesqueira está com eles (Competência 6)", - "title": "", - "author": "Josiane Mendes Bezerra", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso22.html", - "img": "img/colecoes/boas22.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Pesca artesanal", - "Educação profissionalizante", - "Turismo", - "Alunos multiplicadores", - "Patrimônio cultural", - "Respeito", - "Empatia", - "Cultura caiçara" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "O projeto “Fazendo e acontecendo: pesca artesanal da tainha†foi estruturado pela professora Josiane Bezerra para mobilizar da população sobre o resgate histórico-cultural dessa pesca. Os 150 alunos do ensino médio integrado da Escola de Educação Básica Maria Rita Flor, voltado à educação profissionalizante, assistiram a uma aula com pescadores. DaÃ, buscaram estudos cientÃficos para aprofundar os conhecimentos, criando 12 pôsteres técnico-cientÃficos com enfoques que variaram da história da pesca e do ciclo da tainha a receitas de pratos tÃpicos da região. Baseados em um documentário sobre os pescadores de Bombinhas (SC), os jovens fizeram uma encenação, que mobilizou os professores de geografia, história, matemática e música. Além disso, atuaram como “guias de turismo†ao explicar a pesca artesanal e apresentar a cultura dos pescadores a comunidades locais e visitantes.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 22, - "pre_title": "Caso 23: Protagonismo na tela do cinema (Competência 5)", - "title": "", - "author": "Jayse Antonio da Silva Ferreira", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso23.html", - "img": "img/colecoes/boas23.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Cinema", - "Protagonismo", - "Autonomia", - "Participação dos pais", - "Preconceito", - "Inclusão" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "Criado pelo professor de arte Jayse Ferreira, o projeto “Vamos enCURTAr essa história?†nasceu com a proposta de os alunos produzirem curtas-metragens a partir dos próprios referenciais. Os dois primeiros curtas eram releituras de outras obras, mas para o terceiro o professor sugeriu um trabalho autoral: os alunos teriam que escrever histórias referentes à escola e a um tema social. Para tal, pediu ajuda de egressos da escola em oficinas de dinâmica corporal e de um escritor da cidade para aulas de roteiro. O argumento do suspense “Entre dois ladosâ€, de 17 minutos, surgiu do depoimento de um morador que perdeu a perna após um acidente em que dirigia alcoolizado. Os curtas dos alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Frei Orlando foram exibidos na praça central de Itambé (PE).", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 23, - "pre_title": "Caso 24: O celular como ferramenta pedagógica (Competência 5)", - "title": "", - "author": "Erizaldo Cavalcanti Borges Pimentel", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso24.html", - "img": "img/colecoes/boas24.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Cinema", - "Celulares", - "Cultura digital", - "Pensamento crÃtico", - "Cooperação", - "Responsabilidade" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "Contrariando a norma, que proibia o uso do celular em horário de aula, o professor Erizaldo Pimentel criou o projeto “Cine com ciência: luz, câmera... Educação!â€. Nele, alunos 6º ao 9º ano do Centro de Ensino Fundamental 01 do Cruzeiro, na região administrativa de BrasÃlia (DF), têm que produzir vÃdeos com seus smartphones. O professor ensina conceitos da linguagem cinematográfica, e detalha as etapas de pré-produção, em que os alunos devem elaborar a narrativa e o roteiro técnico, estimulando os estudantes à leitura, também analisa cenas de filmes e discute enquadramento e posicionamento de câmera. Os temas estão relacionados ao mundo dos estudantes, com forte traço social e desestimulando a violência. Em três anos de projeto, são cerca de 50 curtas finalizados.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 24, - "pre_title": "Caso 25: Aplicativo para a saúde do jovem (Competência 2)", - "title": "", - "author": "Elmara Pereira de Souza", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso25.html", - "img": "img/colecoes/boas25.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Programação", - "Jogo digital", - "Alimentação", - "Atividade fÃsica", - "Investigação", - "Autonomia" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "Na “Incubadora de projetos: a experiência de construção do jogo digital Choices sobre a importância da alimentação saudável e da prática de atividade fÃsica na adolescênciaâ€, a professora Elmara Souza, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista, exercitou a curiosidade de estudantes interessados em programação para criar um game que ajudasse os jovens a refletir sobre a saúde. O jogo digital tornou-se a história de um adolescente que pode voltar no tempo para fazer escolhas cotidianas mais saudáveis. Os jovens contaram com o apoio de um aluno de ciências da computação e de uma nutricionista para registrar parâmetros de colesterol e triglicérides no sangue. Premiado em um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, o projeto rendeu um artigo, escrito pelos jovens com a ajuda da professora, para um congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 25, - "pre_title": "Caso 26: Tabuleiro de respeito (Competência 9)", - "title": "", - "author": "Raquel de Oliveira Campos", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso26.html", - "img": "img/colecoes/boas26.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Gamificação", - "Biomas", - "Cooperação", - "Diálogo", - "Responsabilidade", - "Autoestima" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "O projeto “Tabuleiro humano: uma viagem de descobertas pelos biomas brasileiros em defesa da vidaâ€, desenvolvido no Colégio Estadual Pedro Ãlvares Cabral de São João de Meriti (RJ), foi criado pela professora de biologia Raquel Campos, com sua turma do 1º ano do ensino médio. Os alunos construÃram um tabuleiro de seis metros quadrados com o mapa brasileiro dividido nos seis biomas do paÃs: Pampa, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Amazônia. Em sala, seis grupos pesquisaram os biomas e aspectos culturais, históricos e linguÃsticos dessas áreas. Em casa, os jovens elaboraram perguntas lidas no jogo, em formato de quiz. No dia da competição, os estudantes venceram com facilidade a turma adversária, que não havia se engajado no trabalho pedagógico. Além disso, a dinâmica do jogo favoreceu o exercÃcio da cooperação e o diálogo na turma.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 26, - "pre_title": "Caso 27: Matemática para todos (Competência 4)", - "title": "", - "author": "AdalgÃsio Gonçalves Soares", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso27.html", - "img": "img/colecoes/boas27.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Curta-metragem", - "Malba Tahan", - "Resolução de problemas", - "Cultura digital", - "Cooperação", - "Responsabilidade" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "O projeto “Festival de curtas, uma viagem à s mil e uma noites de Malba Tahan†apresentou contos do escritor aos alunos dos 8 e 9º anos da Escola Estadual Presidente Costa e Silva. Os estudantes se dividiram em grupos, resolveram coletivamente um desafio matemático presente na obra escolhida e, a partir daÃ, pensarem em uma narrativa para um filme. Além de apoiar as soluções dos problemas, o professor de matemática AdalgÃsio Soares alinhou as histórias ao conteúdo da disciplina, usando os contos para explicar equações do primeiro grau, operações com números racionais, entre outros. O professor trabalhou também o estudo do gênero textual e habilidades de leitura e escrita. Os moradores de Minas Novas (MG) ajudaram a viabilizar o festival de curtas-metragens, que exibiu 20 filmes em praça pública.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 27, - "pre_title": "Caso 28: O segredo dos seus olhos (Competência 10)", - "title": "", - "author": "Elisangela Marina de Freitas e Silva", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso28.html", - "img": "img/colecoes/boas28.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Pré-história", - "Arqueologia", - "Acessibilidade", - "Inclusão", - "Braile", - " Desenho universal para a aprendizagem" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "A professora substituta de história Elisangela Silva encarou um desafio na Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, em Florianópolis: um aluno do 6º ano era cego. Visando sua inclusão, a professora recorreu à expertise das docentes Rosângela Kittel e Ruth dos Santos para trabalhar os conteúdos sobre pré-história, dando origem ao projeto “História nas pontas dos dedos: a acessibilidade ao conteúdo de pré-históriaâ€. A partir de elementos táteis, como materiais em braile e confecção de objetos em relevo, o aluno conseguiu vivenciar a aprendizagem plenamente. Para além de adaptar os conteúdos somente a ele, as docentes programaram atividades que permitissem que qualquer estudante pudesse agir com autonomia, democratizando, assim, o acesso ao conhecimento. ", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 28, - "pre_title": "Caso 29: Esta escola lhes pertence (Competência 3)", - "title": "", - "author": "Paulo Augusto Nedel", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso29.html", - "img": "img/colecoes/boas29.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Cultura artÃstica", - "Pintura", - "Autonomia", - "Pertencimento", - "Patrimônio escolar" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "Idealizado pelo professor Paulo Nedel, o “Ateliê do GV†foi implantado em 2015 na Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, em Viamão (RS). O ateliê funciona no contraturno e os alunos do 5º ao 9º ano podem reproduzir pinturas de diferentes artistas sob a orientação de Paulo, que explica o processo de reprodução da imagem, como a mistura de cores e a maneira de pintar. O tempo de finalização varia de acordo com a complexidade do quadro e os estudantes, em geral, fazem duas assinaturas nos trabalhos, a dos autores originais e as deles. Em 2016, com a escola reformada e repintada, foi o momento de distribuir os quadros dos alunos pelas paredes. Os “corredores artÃsticos†fortaleceram o respeito pelo espaço escolar e os laços com a comunidade. No inÃcio de 2018, o ateliê contava com 110 reproduções.", - "likes_count": 3 - }, - { - "id": 29, - "pre_title": "Caso 30: O autocuidado como necessidade (Competência 8)", - "title": "", - "author": "Alessandra Aparecida Neves", - "url": "https://chapa2-ced-com-br.umbler.net/casos/caso30.html", - "img": "img/colecoes/boas30.jpg", - "tags": [ - "Educação por projetos", - "Leitura", - "Interpretação de texto", - "Literatura", - "Miniconto", - "Pesquisa na internet", - "Saúde emocional", - "Psicologia", - "Teoria da recepção" - ], - "score": 100, - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "Tendo como mote “o desafio da baleia azulâ€, a professora de português Alessandra Neves, em Dourados (MS), elaborou o projeto “Sem tristezas constantes, sem cortes, sem mortes precoces, entender para compreender-seâ€, envolvendo leitura, compreensão, interpretação e produção textual. Trabalhou com a música “Bring me to lifeâ€, com as obras “Amor de Perdição†e “Romeu e Julieta†e o filme “Inocênciaâ€. Então solicitou aos alunos pesquisas sobre depressão e suicÃdio. Para apresentá-las, a sala virou um “café-viagemâ€: cada grupo tinha um “anfitrião†que compartilhava os conhecimentos com os colegas. As atividades resultaram em microcontos sobre a temática. O projeto terminou com um papo com uma psicóloga, que orientou os jovens sobre os riscos das interações pela internet e os deixou à vontade para expor os próprios sentimentos.", - "likes_count": 3 - } - ], - "score": 100, - "img": "img/ipen_capa.jpg", - "duration": 50, - "created_at": "2018-03-26T00:31:24.484Z", - "updated_at": "2018-03-26T12:41:22.885Z", - "language": { - "id": 1, - "name": "Português", - "code": "pt" - }, - "license": null, - "description": "É um acervo de práticas inspiradoras realizadas por professores da rede pública de ensino e que estão vinculadas à s dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é promover uma reflexão mais ampla sobre o papel dos professores, inspirar os docentes a desenvolverem práticas inovadoras e ajudá-los na implementação da Base em suas realidades, bem como valorizar o trabalho destes e tantos outros professores extraordinários pelo Brasil. 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