diff --git a/src/app/about/about.component.html b/src/app/about/about.component.html index d5f72ea750350d28d8c2c9650c407fea745badb5..6a00db61afd7f872e6a3a392d31a215a0981d37e 100644 --- a/src/app/about/about.component.html +++ b/src/app/about/about.component.html @@ -1,167 +1,182 @@ <div class="container about"> - <div class="col-md-12"> - <h2 class="title">O que é?</h2> - <hr> - <p class="text-justify"> - O <strong>Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ)</strong> é um sistema gratuito e disponível na internet - (www.simcaq.c3sl.ufpr.br) que calcula o custo da oferta de ensino em condições de qualidade nas escolas públicas - de educação básica, ou seja, o Custo-Aluno Qualidade (CAQ). - </p> - <p class="text-justify"> - É uma ferramenta de planejamento educacional com ênfase no aspecto orçamentário que realiza o diagnóstico do - contexto educacional em nível municipal, estadual e nacional e permite a inserção e edição de inúmeros parâmetros - de condições de oferta para simular o orçamento anual necessário para um período de até 10 anos. - </p> - <p class="text-justify"><strong>Objetivos:</strong></p> - <ul> - <li> - <p class="text-justify"> - Oferecer suporte ao processo de elaboração/adequação e monitoramento/avaliação dos Planos Estaduais e - Municipais de Educação, visando a articulação das metas educacionais locais com as metas do Plano Nacional de - Educação (PNE), Lei n° 13.005 de 25 de junho de 2014, e a previsão do montante de recursos financeiros - necessário para a oferta da educação básica em condições de qualidade no período dos planos. - </p> - </li> - <li> - <p class="text-justify"> - Fomentar pesquisas e publicações sobre financiamento da educação, custos educacionais e oferta da educação - básica em condições de qualidade; - </p> - </li> - <li> - <p class="text-justify"> - Promover a interação entre pesquisadores, gestores das redes de ensino, governos, profissionais da educação - e sociedade civil para debater os desafios para o cumprimento da meta 20 do PNE 2014-2024. - </p> - </li> - </ul> - <h2 class="title">Público-alvo</h2> - <hr> - <ul> - <li>Gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Educação;</li> - <li>Gestores dos órgãos de planejamento e finanças das três esferas de governo;</li> - <li>Agentes do poder legislativo;</li> - <li>Agentes do Ministério Público;</li> - <li>Agentes dos conselhos municipais, estaduais e nacional de educação;</li> - <li>Sindicatos de trabalhadores e profissionais da educação;</li> - <li>Comunidade escolar (alunos, pais e profissionais da educação);</li> - <li>Movimentos sociais;</li> - <li>Organizações da sociedade civil;</li> - <li>Comunidade acadêmica (professores, pesquisadores, alunos e técnicos administrativos);</li> - <li>Imprensa.</li> - </ul> - <h2 class="title">Realização</h2> - <hr> - <p class="text-justify"> - O simulador é resultado de um projeto de pesquisa realizado na <strong>Universidade Federal do Paraná</strong> e - na <strong>Universidade Federal de Goiás</strong> por uma equipe composta por professores, alunos de graduação, - mestrado e doutorado das áreas de Educação, Computação, Administração Pública, Design e Comunicação, além de - analistas de sistemas contratados. - </p> - <p class="text-justify"> - O projeto foi financiado no período de outubro/2015 a outubro/2019 por meio de um Termo de Execução - Descentralizada (TED) firmado entre a UFPR e a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério - da Educação (SASE/MEC). - </p> - <p class="text-justify"> - É importante frisar que <strong>a autonomia da universidade pública foi preservada no âmbito da cooperação - UFPR/MEC e que os conteúdos do SimCAQ são de autoria e responsabilidade da equipe do projeto</strong>. - </p> - <p class="text-justify"><strong>Instituições, departamentos e grupos de pesquisas envolvidos:</strong></p> - <p class="text-justify sub-title"><u>Realização:</u></p> - <p class="text-justify"> - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - <br> - Setor de Educação / Departamento de Planejamento e Administração Escolar - <br> - Setor de Exatas / Departamento de Informática - </p> - <p class="text-justify"> - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - <br> - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - </p> - <p class="text-justify"> - Laboratório de Dados Educacionais - <br> - Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) - </p> - <p class="text-justify sub-title"><u>Financiamento:</u></p> - <p class="text-justify"> - Ministério da Educação - </p> - <p class="text-justify sub-title"><u>Apoio administrativo:</u></p> - <p class="text-justify"> - Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef) - </p> - <h2 class="title">Trajetória</h2> - <hr> - <p class="text-justify"> - A ideia inicial do SimCAQ surgiu em 2008 motivada pelas evidências de subfinanciamento em parte significativa das - escolas públicas do Brasil, como por exemplo, precariedade da infraestrutura, falta de condições materiais para o - trabalho pedagógico, baixos salários. Essa realidade já havia sido revelada em inúmeras pesquisas que, desde o - final da década de 1980, indicava o Custo-Aluno Qualidade (CAQ) como parâmetro adequado para o financiamento da - educação básica no país. - </p> - <p class="text-justify"> - Nesse contexto, o trabalho de Denise Carreira e José Marcelino de Rezende Pinto (2007), “Custo aluno-qualidade - inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil”, no âmbito dos trabalhos de incidência política da - <strong>Campanha Nacional Pelo Direito à Educação</strong> que culminou na inserção do CAQi/CAQ na meta 20 do PNE - 2014-2024, foi o ponto de partida para a elaboração do modelo teórico que deu origem ao SimCAQ. - </p> - <p class="text-justify"> - A versão atual do SimCAQ foi uma construção realizada em três etapas: - </p> - <p class="text-justify"><strong>1ª ETAPA</strong></p> - <p class="text-justify"> - Um projeto de tese de doutorado foi apresentado em 2008 ao programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade - de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) na linha de pesquisa ‘Métodos Quantitativos e - Informática’. A tese foi elaborada de 2010 a 2012 por <strong>Thiago Alves</strong>, sob orientação de - <strong>Adriana Backx Noronha Viana</strong> e <strong>José Marcelino de Rezende Pinto</strong>. Nesse trabalho - foi desenvolvido o modelo conceitual, além das primeiras demonstrações de cálculos e funcionalidades do SimCAQ - (ALVES, 2012). - </p> - <p class="text-justify"> - O desenvolvimento do simulador foi iniciado em 2011 com financiamento do Observatório da Educação/CAPES em projeto - coordenado pela Profa. <strong>Cláudia Souza Passador</strong> (FEARP/USP). Naquele momento, com os recursos - disponíveis, só foi possível iniciar o desenvolvimento de um protótipo baseado em planilhas eletrônicas. O projeto - foi interrompido por dois anos a partir de julho/2012. - </p> - <p class="text-justify"><strong>2ª ETAPA</strong></p> - <p class="text-justify"> - Em 2014, após a sanção do PNE 2014-2024, uma parceria entre a SASE/MEC e a Faculdade de Administração, - Contabilidade e Economia da Universidade Federal de Goiás (FACE/UFG) coordenada por <strong>Thiago Alves</strong> - tornou possível o desenvolvimento de um protótipo com várias funcionalidades (versão desktop). Aquele protótipo - demonstrou o potencial do simulador como ferramenta de planejamento. A decisão da SASE/MEC de financiar uma versão - com estrutura tecnológica para disponibilização na internet para a sociedade foi tomada em 2015, após repetidas - manifestações de apoio de entidades que compunham o Fórum Nacional de Educação à época. - </p> - <p class="text-justify"><strong>3ª ETAPA</strong></p> - <p class="text-justify"> - Por fim, a versão atual disponibilizada para a sociedade foi desenvolvida de 2016 a 2019 com recursos públicos - oriundos do orçamento do Ministério da Educação. É resultado de esforços de uma equipe composta por mais de vinte - pessoas coordenada por <strong>Adriana Dragone Silveira (Deplae/UFPR)</strong>, <strong>Gabriela Schneider - (Deplae/UFPR)</strong>, <strong>Marcos Didonet Del Fabro (C3SL/UFPR)</strong> e <strong>Thiago Alves - (FACE/UFG)</strong>. Também contou com a importante parceria do <strong>Prof. José Marcelino de Rezende Pinto - (FFCLRP/USP)</strong>. A versão disponibilizada nessa plataforma em muito avançou em concepção, funcionalidades, - design e tecnologia em relação às etapas anteriores. É fruto de intenso trabalho coletivo multidisciplinar de - pesquisadores e profissionais que desenvolveram coletivamente, no ambiente fecundo de conhecimentos das - universidades federais, uma ferramenta de planejamento que pode contribuir para a mudança de concepção do - financiamento da educação básica brasileira como forma de garantir o direito à educação pública, gratuita e de - qualidade para todos/as crianças, jovens e adultos do Brasil. - </p> - <p class="title text-justify reference"> - REFERÊNCIAS - </p> - <p class="text-justify reference"> - CARREIRA, Denise; PINTO, José Marcelino R. <strong>Custo aluno-qualidade inicial:</strong> rumo à - educação pública de qualidade no Brasil. Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2007. - </p> - <p class="text-justify reference"> - ALVES. Thiago. <strong>Desenvolvimento de um modelo de previsão de custos para planejamento de sistemas - públicos de educação básica em condições de qualidade:</strong> uma aplicação a municípios de Goiás. 353f. - Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São - Paulo, São Paulo, 2012. - </p> + <div class="row"> + <div class="col-md-12"> + <h2 class="title">O que é?</h2> + <hr> + <p class="text-justify"> + O <strong>Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ)</strong> é um sistema gratuito e disponível na internet + (www.simcaq.c3sl.ufpr.br) que calcula o custo da oferta de ensino em condições de qualidade nas escolas públicas + de educação básica, ou seja, o Custo-Aluno Qualidade (CAQ). + </p> + <p class="text-justify"> + É uma ferramenta de planejamento educacional com ênfase no aspecto orçamentário que realiza o diagnóstico do + contexto educacional em nível municipal, estadual e nacional e permite a inserção e edição de inúmeros + parâmetros + de condições de oferta para simular o orçamento anual necessário para um período de até 10 anos. + </p> + <p class="text-justify"><strong>Objetivos:</strong></p> + <ul> + <li> + <p class="text-justify"> + Oferecer suporte ao processo de elaboração/adequação e monitoramento/avaliação dos Planos Estaduais e + Municipais de Educação, visando a articulação das metas educacionais locais com as metas do Plano Nacional + de + Educação (PNE), Lei n° 13.005 de 25 de junho de 2014, e a previsão do montante de recursos financeiros + necessário para a oferta da educação básica em condições de qualidade no período dos planos. + </p> + </li> + <li> + <p class="text-justify"> + Fomentar pesquisas e publicações sobre financiamento da educação, custos educacionais e oferta da educação + básica em condições de qualidade; + </p> + </li> + <li> + <p class="text-justify"> + Promover a interação entre pesquisadores, gestores das redes de ensino, governos, profissionais da educação + e sociedade civil para debater os desafios para o cumprimento da meta 20 do PNE 2014-2024. + </p> + </li> + </ul> + <h2 class="title">Público-alvo</h2> + <hr> + <ul> + <li>Gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Educação;</li> + <li>Gestores dos órgãos de planejamento e finanças das três esferas de governo;</li> + <li>Agentes do poder legislativo;</li> + <li>Agentes do Ministério Público;</li> + <li>Agentes dos conselhos municipais, estaduais e nacional de educação;</li> + <li>Sindicatos de trabalhadores e profissionais da educação;</li> + <li>Comunidade escolar (alunos, pais e profissionais da educação);</li> + <li>Movimentos sociais;</li> + <li>Organizações da sociedade civil;</li> + <li>Comunidade acadêmica (professores, pesquisadores, alunos e técnicos administrativos);</li> + <li>Imprensa.</li> + </ul> + <h2 class="title">Realização</h2> + <hr> + <p class="text-justify"> + O simulador é resultado de um projeto de pesquisa realizado na <strong>Universidade Federal do Paraná</strong> e + na <strong>Universidade Federal de Goiás</strong> por uma equipe composta por professores, alunos de graduação, + mestrado e doutorado das áreas de Educação, Computação, Administração Pública, Design e Comunicação, além de + analistas de sistemas contratados. + </p> + <p class="text-justify"> + O projeto foi financiado no período de outubro/2015 a outubro/2019 por meio de um Termo de Execução + Descentralizada (TED) firmado entre a UFPR e a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério + da Educação (SASE/MEC). + </p> + <p class="text-justify"> + É importante frisar que <strong>a autonomia da universidade pública foi preservada no âmbito da cooperação + UFPR/MEC e que os conteúdos do SimCAQ são de autoria e responsabilidade da equipe do projeto</strong>. + </p> + <p class="text-justify"><strong>Instituições, departamentos e grupos de pesquisas envolvidos:</strong></p> + <p class="text-justify sub-title"><u>Realização:</u></p> + <p class="text-justify"> + UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ + <br> + Setor de Educação / Departamento de Planejamento e Administração Escolar + <br> + Setor de Exatas / Departamento de Informática + </p> + <p class="text-justify"> + UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS + <br> + Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas + </p> + <p class="text-justify"> + Laboratório de Dados Educacionais + <br> + Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) + </p> + <p class="text-justify sub-title"><u>Financiamento:</u></p> + <p class="text-justify"> + Ministério da Educação + </p> + <p class="text-justify sub-title"><u>Apoio administrativo:</u></p> + <p class="text-justify"> + Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef) + </p> + <h2 class="title">Trajetória</h2> + <hr> + <p class="text-justify"> + A ideia inicial do SimCAQ surgiu em 2008 motivada pelas evidências de subfinanciamento em parte significativa + das + escolas públicas do Brasil, como por exemplo, precariedade da infraestrutura, falta de condições materiais para + o + trabalho pedagógico, baixos salários. Essa realidade já havia sido revelada em inúmeras pesquisas que, desde o + final da década de 1980, indicava o Custo-Aluno Qualidade (CAQ) como parâmetro adequado para o financiamento da + educação básica no país. + </p> + <p class="text-justify"> + Nesse contexto, o trabalho de Denise Carreira e José Marcelino de Rezende Pinto (2007), “Custo aluno-qualidade + inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil”, no âmbito dos trabalhos de incidência política da + <strong>Campanha Nacional Pelo Direito à Educação</strong> que culminou na inserção do CAQi/CAQ na meta 20 do + PNE + 2014-2024, foi o ponto de partida para a elaboração do modelo teórico que deu origem ao SimCAQ. + </p> + <p class="text-justify"> + A versão atual do SimCAQ foi uma construção realizada em três etapas: + </p> + <p class="text-justify"><strong>1ª ETAPA</strong></p> + <p class="text-justify"> + Um projeto de tese de doutorado foi apresentado em 2008 ao programa de Pós-Graduação em Administração da + Faculdade + de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) na linha de pesquisa ‘Métodos Quantitativos e + Informática’. A tese foi elaborada de 2010 a 2012 por <strong>Thiago Alves</strong>, sob orientação de + <strong>Adriana Backx Noronha Viana</strong> e <strong>José Marcelino de Rezende Pinto</strong>. Nesse trabalho + foi desenvolvido o modelo conceitual, além das primeiras demonstrações de cálculos e funcionalidades do SimCAQ + (ALVES, 2012). + </p> + <p class="text-justify"> + O desenvolvimento do simulador foi iniciado em 2011 com financiamento do Observatório da Educação/CAPES em + projeto + coordenado pela Profa. <strong>Cláudia Souza Passador</strong> (FEARP/USP). Naquele momento, com os recursos + disponíveis, só foi possível iniciar o desenvolvimento de um protótipo baseado em planilhas eletrônicas. O + projeto + foi interrompido por dois anos a partir de julho/2012. + </p> + <p class="text-justify"><strong>2ª ETAPA</strong></p> + <p class="text-justify"> + Em 2014, após a sanção do PNE 2014-2024, uma parceria entre a SASE/MEC e a Faculdade de Administração, + Contabilidade e Economia da Universidade Federal de Goiás (FACE/UFG) coordenada por <strong>Thiago + Alves</strong> + tornou possível o desenvolvimento de um protótipo com várias funcionalidades (versão desktop). Aquele protótipo + demonstrou o potencial do simulador como ferramenta de planejamento. A decisão da SASE/MEC de financiar uma + versão + com estrutura tecnológica para disponibilização na internet para a sociedade foi tomada em 2015, após repetidas + manifestações de apoio de entidades que compunham o Fórum Nacional de Educação à época. + </p> + <p class="text-justify"><strong>3ª ETAPA</strong></p> + <p class="text-justify"> + Por fim, a versão atual disponibilizada para a sociedade foi desenvolvida de 2016 a 2019 com recursos públicos + oriundos do orçamento do Ministério da Educação. É resultado de esforços de uma equipe composta por mais de + vinte + pessoas coordenada por <strong>Adriana Dragone Silveira (Deplae/UFPR)</strong>, <strong>Gabriela Schneider + (Deplae/UFPR)</strong>, <strong>Marcos Didonet Del Fabro (C3SL/UFPR)</strong> e <strong>Thiago Alves + (FACE/UFG)</strong>. Também contou com a importante parceria do <strong>Prof. José Marcelino de Rezende Pinto + (FFCLRP/USP)</strong>. A versão disponibilizada nessa plataforma em muito avançou em concepção, + funcionalidades, + design e tecnologia em relação às etapas anteriores. É fruto de intenso trabalho coletivo multidisciplinar de + pesquisadores e profissionais que desenvolveram coletivamente, no ambiente fecundo de conhecimentos das + universidades federais, uma ferramenta de planejamento que pode contribuir para a mudança de concepção do + financiamento da educação básica brasileira como forma de garantir o direito à educação pública, gratuita e de + qualidade para todos/as crianças, jovens e adultos do Brasil. + </p> + <p class="title text-justify reference"> + REFERÊNCIAS + </p> + <p class="text-justify reference"> + CARREIRA, Denise; PINTO, José Marcelino R. <strong>Custo aluno-qualidade inicial:</strong> rumo à + educação pública de qualidade no Brasil. Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2007. + </p> + <p class="text-justify reference"> + ALVES. 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