Criar diretório compartilhado entre as máquinas
Compartilhar automaticamente, somente na versão Escola, via samba, o diretório Público do professor/admin na home dos outros usuários da rede. Implementar de forma que só o dono do diretório possa escrever nele. Adicionar no diretório arquivo LEIAME informando sobre sua função.
Ideia:
- Quando um professor/admin loga no sistema, o restante da rede monta o diretório compartilhado.
- No servidor, o diretório fica em
/home/<usuario>/Público
- Nos usuários alunos ele fica em
<home-aluno>/Professor-<host>
ou<home-aluno>/Admin-<host>
, dependendo se for professor ou admin e do hostname do servidor (caso tenha outra sugestão de nomenclatura, fique à vontade). - Quando o professor/admin desloga, as demais máquinas devem desmontar e remover o diretório.
Proposta implementação:
-
Utilizar samba para configurar servidor (exemplo simples). A ideia é imprimir um bloco de configuração e executar um
systemctl reload samba
. Esse bloco deve ser leitura para todos e escrita para o dono. Observar que é preciso criar senha de usuário samba para cada usuário que vai compartilhar um diretório. O samba permite sincronizar as senhas do samba com do sistema, para que quando o usuário trocar sua senha no sistema a nova senha do samba reflita a mudança automaticamente. -
Primeiro eu havia pensado em utilizar o le-lab para informar as máquinas do novo compartilhamento, mas parece que o samba já possui a funcionalidade de varrer a rede procurando por compartilhamentos. Verificar se funciona tão bem quanto o le-lab =P
-
Coloque uma implementação inicial com algumas funções no projeto le-samba (branch issue/268).
-
O compartilhamento automático só deve ser feito na versão Escola. A versão Particular pode instalar o samba e relacionados, para que o usuário consiga compartilhar do modo tradicional (clicando com botão direito do mouse na pasta e depois em compartilhar).