Há momentos em que é necessário a criação de arquivos e pastas dentro do repositório git que não devem serem versionados, como é o caso de uma compilação \Latex, que gera arquivos auxiliares que não é necessário deixar disponível à terceiros. Para esse intuito, o git possui um recurso que permite que arquivos e pastas fiquem "invísiveis" para o software.
Para que isso ocorra, é necessario a criação de um arquivo com extenção `.gitignore`, que o git irá reconhecer e efetuar sua leitura a procura de pastas e arquivos a ignorar. Dentro do deste arquivo, é necessário que seja escrito somente um nome de pasta ou arquivo a ser ignorado por linha.
### Padrões de formatos para o `.gitignore`
* Linhas em branco não são lidas, servindo apenas como modo de separar e organizar o arquivo.
* Os caracteres # e ! são reservado do git, o primeiro para expressar comentários e o segundo para negar algum padrão. Para pastas ou arquivos que comecem com # (Exemplo: #git.txt) ou ! (Exemplo: !git.txt), deve-se usar uma barra invertida na frente do padrão (Exemplo: \#ddd.txt, \!ddd.txt).
### Tornando Global
Cada vez que cria-se um novo projeto, para que arquivos sejam ignorados, deve-se criar um novo arquivo `.gitignore`. Para que isso não ocorra, e possível configurar o arquivo globalmente, ou seja, ele estara incorporado as configurações do git do seu computador.