Skip to content
GitLab
Explore
Sign in
Primary navigation
Search or go to…
Project
P
prog-1
Manage
Activity
Members
Labels
Plan
Issues
Issue boards
Milestones
Wiki
Code
Merge requests
Repository
Branches
Commits
Tags
Repository graph
Compare revisions
Snippets
Build
Pipelines
Jobs
Pipeline schedules
Artifacts
Deploy
Releases
Package registry
Model registry
Operate
Environments
Terraform modules
Monitor
Incidents
Analyze
Value stream analytics
Contributor analytics
CI/CD analytics
Repository analytics
Model experiments
Help
Help
Support
GitLab documentation
Compare GitLab plans
GitLab community forum
Contribute to GitLab
Provide feedback
Keyboard shortcuts
?
Snippets
Groups
Projects
Show more breadcrumbs
Pedro Folloni Pesserl
prog-1
Commits
6d4ce034
Commit
6d4ce034
authored
Feb 2, 2023
by
Pedro Folloni Pesserl
Browse files
Options
Downloads
Patches
Plain Diff
finish simulation
parent
13384fb3
Branches
Branches containing commit
No related tags found
No related merge requests found
Changes
3
Show whitespace changes
Inline
Side-by-side
Showing
3 changed files
t1/libconjunto.c
+4
-3
4 additions, 3 deletions
t1/libconjunto.c
t1/makefile
+1
-1
1 addition, 1 deletion
t1/makefile
t1/mundo.c
+182
-90
182 additions, 90 deletions
t1/mundo.c
with
187 additions
and
94 deletions
t1/libconjunto.c
+
4
−
3
View file @
6d4ce034
...
...
@@ -207,9 +207,10 @@ void imprime_cjt(conjunto_t *c) {
}
int
i
;
for
(
i
=
0
;
i
<
cardinalidade_cjt
(
c
)
-
1
;
i
++
)
printf
(
"%d"
,
c
->
v
[
0
]);
for
(
i
=
1
;
i
<
cardinalidade_cjt
(
c
);
i
++
)
printf
(
" %d"
,
c
->
v
[
i
]);
printf
(
"
%d
\n
"
,
c
->
v
[
cardinalidade_cjt
(
c
)
-
1
]
);
printf
(
"
\n
"
);
}
void
inicia_iterador_cjt
(
conjunto_t
*
c
)
{
...
...
This diff is collapsed.
Click to expand it.
t1/makefile
+
1
−
1
View file @
6d4ce034
This diff is collapsed.
Click to expand it.
t1/mundo.c
+
182
−
90
View file @
6d4ce034
...
...
@@ -8,7 +8,7 @@
#define MEM_ERROR_EXIT \
do { \
printf("Erro: não foi possível alocar memória."); \
f
printf(
stderr,
"Erro: não foi possível alocar memória."); \
exit(1); \
} while(0)
...
...
@@ -44,6 +44,7 @@ typedef struct {
int
n_locais
;
heroi_t
*
herois
;
local_t
*
locais
;
conjunto_t
**
missoes
;
}
mundo_t
;
/* retorna um inteiro aleatório entre a e b (inclusive) */
...
...
@@ -151,8 +152,14 @@ mundo_t *cria_mundo(lef_t *lista_de_eventos) {
adiciona_ordem_lef
(
lista_de_eventos
,
&
evento_chegada_heroi
);
}
/* para cada missao, cria evento e insere na lef */
/* cria vetor de missões */
if
(
!
(
m
->
missoes
=
malloc
(
m
->
n_missoes
*
sizeof
(
conjunto_t
*
)))
)
{
MEM_ERROR_EXIT
;
}
/* preenche vetor de missões, inicialmente com NULL;
* para cada missao, cria evento e insere na lef */
for
(
i
=
0
;
i
<
m
->
n_missoes
;
i
++
)
{
m
->
missoes
[
i
]
=
NULL
;
evento_t
evento_missao
=
{
aleat
(
0
,
m
->
fim_do_mundo
),
MISSAO
,
i
,
0
};
adiciona_ordem_lef
(
lista_de_eventos
,
&
evento_missao
);
}
...
...
@@ -176,103 +183,188 @@ int velocidade_heroi(heroi_t heroi) {
return
100
-
max
(
0
,
heroi
.
idade
-
40
);
}
conjunto_t
*
escolhe_menor_equipe
(
conjunto_t
*
missao
,
int
id_missao
,
mundo_t
*
m
,
local_t
*
local_encontrado
)
{
conjunto_t
*
menor
;
if
(
!
(
menor
=
cria_cjt
(
cardinalidade_cjt
(
m
->
cj_habilidades
)))
)
MEM_ERROR_EXIT
;
conjunto_t
*
uniao_old
;
conjunto_t
*
uniao
;
int
i
,
j
,
id_heroi_atual
;
for
(
i
=
0
;
i
<
m
->
n_locais
;
i
++
)
{
if
(
vazio_cjt
(
m
->
locais
[
i
].
publico
))
continue
;
/* copia o conjunto de habilidades do primeiro herói do local atual */
inicia_iterador_cjt
(
m
->
locais
[
i
].
publico
);
incrementa_iterador_cjt
(
m
->
locais
[
i
].
publico
,
&
id_heroi_atual
);
if
(
!
(
uniao
=
copia_cjt
(
m
->
herois
[
id_heroi_atual
].
habilidades_do_heroi
))
)
MEM_ERROR_EXIT
;
/* faz a união entre os conjuntos de habilidades de todos os heróis do local atual */
for
(
j
=
1
;
j
<
cardinalidade_cjt
(
m
->
locais
[
i
].
publico
);
j
++
)
{
uniao_old
=
uniao
;
incrementa_iterador_cjt
(
m
->
locais
[
i
].
publico
,
&
id_heroi_atual
);
uniao
=
uniao_cjt
(
uniao
,
m
->
herois
[
id_heroi_atual
].
habilidades_do_heroi
);
uniao_old
=
destroi_cjt
(
uniao_old
);
}
printf
(
"%6d:MISSAO %4d HAB_EQL %d:"
,
m
->
tempo_atual
,
id_missao
,
m
->
locais
[
i
].
id
);
imprime_cjt
(
uniao
);
/* compara se o conjunto construído contém a missao e é menor que o achado anteriormente */
if
(
contido_cjt
(
missao
,
uniao
))
{
if
(
vazio_cjt
(
menor
)
||
cardinalidade_cjt
(
uniao
)
<
cardinalidade_cjt
(
menor
))
{
menor
=
destroi_cjt
(
menor
);
if
(
!
(
menor
=
copia_cjt
(
uniao
))
)
MEM_ERROR_EXIT
;
*
local_encontrado
=
m
->
locais
[
i
];
}
}
uniao
=
destroi_cjt
(
uniao
);
}
return
menor
;
}
void
trata_evento_chegada
(
int
id_heroi
,
int
id_local
,
mundo_t
*
m
,
lef_t
*
lista_de_eventos
)
{
printf
(
"%6d:CHEGA HEROI %2d Local %d (%2d/%2d), "
,
m
->
tempo_atual
,
id_heroi
,
id_local
,
cardinalidade_cjt
(
m
->
locais
[
id_local
].
publico
),
m
->
locais
[
id_local
].
lotacao_max
);
if
(
local_lotado
(
id_local
,
m
))
{
if
(
heroi_tem_paciencia
(
id_heroi
,
id_local
,
m
))
{
insere_fila
(
m
->
locais
[
id_local
].
fila
,
id_heroi
);
printf
(
"FILA %d
\n
"
,
tamanho_fila
(
m
->
locais
[
id_local
].
fila
));
return
;
}
printf
(
"DESISTE
\n
"
);
evento_t
saida
=
{
m
->
tempo_atual
,
SAIDA
,
id_heroi
,
id_local
};
adiciona_ordem_lef
(
lista_de_eventos
,
&
saida
);
return
;
}
printf
(
"ENTRA
\n
"
);
insere_cjt
(
m
->
locais
[
id_local
].
publico
,
id_heroi
);
int
t_permanencia_local
=
max
(
1
,
m
->
herois
[
id_heroi
].
paciencia
/
10
+
aleat
(
-
2
,
6
));
evento_t
saida
=
{
m
->
tempo_atual
+
t_permanencia_local
,
SAIDA
,
id_heroi
,
id_local
};
adiciona_ordem_lef
(
lista_de_eventos
,
&
saida
);
return
;
}
int
main
()
{
srand
(
time
(
0
));
/* srand(time(0)); */
srand
(
0
);
lef_t
*
lista_de_eventos
;
if
(
!
(
lista_de_eventos
=
cria_lef
())
)
MEM_ERROR_EXIT
;
mundo_t
*
mundo
;
mundo
=
cria_mundo
(
lista_de_eventos
);
printf
(
"inicializou o mundo!
\n
"
);
printf
(
"tamanho do mundo: %d
\n
"
,
mundo
->
tamanho_mundo
);
printf
(
"conjunto de habilidades do mundo:
\n
"
);
imprime_cjt
(
mundo
->
cj_habilidades
);
/* int i = 0; */
/* nodo_lef_t *exemplo = lista_de_eventos->Primeiro; */
/* printf("eventos alocados na lef:\n"); */
/* while (exemplo) { */
/* printf("tempo do evento %d: %d\n", i, exemplo->evento->tempo); */
/* printf(" tipo do evento %d: ", i); */
/* switch (exemplo->evento->tipo) { */
/* case CHEGADA: */
/* printf("CHEGADA\n"); */
/* break; */
/* case SAIDA: */
/* printf("SAIDA\n"); */
/* break; */
/* case MISSAO: */
/* printf("MISSAO\n"); */
/* break; */
/* case FIM: */
/* printf("FIM\n"); */
/* break; */
/* default: */
/* printf("deu alguma coisa muito louca aqui\n"); */
/* break; */
/* } */
/* i++; */
/* exemplo = exemplo->prox; */
/* } */
mundo_t
*
mundo
=
cria_mundo
(
lista_de_eventos
);
/* ciclo da simulação */
evento_t
*
evento_atual
;
evento_atual
=
obtem_primeiro_lef
(
lista_de_eventos
);
/* ciclo da simulação */
while
(
lista_de_eventos
&&
(
evento_atual
=
obtem_primeiro_lef
(
lista_de_eventos
))
)
{
mundo
->
tempo_atual
=
evento_atual
->
tempo
;
/* trata o evento e atualiza estado do sistema */
/* TODO: criar função wrapper para tratar os eventos e poder criar variaveis temporarias */
/* trata o evento e atualiza estado do sistema */
int
id_heroi
,
id_local
,
id_missao
,
i
;
switch
(
evento_atual
->
tipo
)
{
case
CHEGADA
:
evento_t
saida
;
int
id_heroi
=
evento_atual
->
dado1
;
int
id_local
=
evento_atual
->
dado2
;
if
(
local_lotado
(
id_local
,
mundo
))
{
if
(
heroi_tem_paciencia
(
id_heroi
,
id_local
,
mundo
))
{
insere_fila
(
mundo
->
locais
[
id_local
].
fila
,
id_heroi
);
}
else
{
saida
=
{
mundo
->
tempo_atual
,
SAIDA
,
id_heroi
,
id_local
};
adiciona_ordem_lef
(
lista_de_eventos
,
&
saida
);
}
}
else
{
insere_cjt
(
mundo
->
locais
[
id_local
].
publico
,
id_heroi
);
int
t_permanencia_local
=
max
(
1
,
mundo
->
herois
[
id_heroi
].
paciencia
/
10
+
aleat
(
-
2
,
6
));
saida
=
{
mundo
->
tempo_atual
+
t_permanencia_local
,
SAIDA
,
id_heroi
,
id_local
};
adiciona_ordem_lef
(
lista_de_eventos
,
&
saida
);
}
trata_evento_chegada
(
evento_atual
->
dado1
,
evento_atual
->
dado2
,
mundo
,
lista_de_eventos
);
break
;
case
SAIDA
:
evento_t
chegada_heroi
,
chegada_heroi_fila
;
int
id_heroi
=
evento_atual
->
dado1
;
int
id_local
=
evento_atual
->
dado2
;
case
SAIDA
:
;
id_heroi
=
evento_atual
->
dado1
;
id_local
=
evento_atual
->
dado2
;
printf
(
"%6d:SAIDA HEROI %2d Local %d (%2d/%2d)"
,
mundo
->
tempo_atual
,
id_heroi
,
id_local
,
cardinalidade_cjt
(
mundo
->
locais
[
id_local
].
publico
),
mundo
->
locais
[
id_local
].
lotacao_max
);
if
(
pertence_cjt
(
mundo
->
locais
[
id_local
].
publico
,
id_heroi
))
{
retira_cjt
(
mundo
->
locais
[
id_local
].
publico
,
id_heroi
);
if
(
!
vazia_fila
(
mundo
->
locais
[
id_local
].
fila
))
{
int
id_heroi_fila
;
retira_fila
(
mundo
->
locais
[
id_local
].
fila
,
&
id_heroi_fila
);
chegada_heroi_fila
=
{
mundo
->
tempo_atual
,
CHEGADA
,
id_heroi_fila
,
id_local
};
printf
(
", REMOVE FILA HEROI %d"
,
id_heroi_fila
);
evento_t
chegada_heroi_fila
=
{
mundo
->
tempo_atual
,
CHEGADA
,
id_heroi_fila
,
id_local
};
adiciona_inicio_lef
(
lista_de_eventos
,
&
chegada_heroi_fila
);
}
}
printf
(
"
\n
"
);
int
id_local_destino
=
aleat
(
0
,
mundo
->
n_locais
-
1
);
int
t_deslocamento
=
distancia
(
mundo
->
locais
[
id_local
],
mundo
->
locais
[
id_local_destino
])
/
velocidade_heroi
(
mundo
->
herois
[
id_heroi
]);
chegada_heroi
=
{
mundo
->
tempo_atual
+
t_deslocamento
/
15
,
CHEGADA
,
id_heroi
,
id_local_destino
};
evento_t
chegada_heroi
=
{
mundo
->
tempo_atual
+
t_deslocamento
/
15
,
CHEGADA
,
id_heroi
,
id_local_destino
};
adiciona_ordem_lef
(
lista_de_eventos
,
&
chegada_heroi
);
break
;
case
MISSAO
:
case
MISSAO
:
;
id_missao
=
evento_atual
->
dado1
;
local_t
local_encontrado
;
conjunto_t
*
missao
;
if
(
mundo
->
missoes
[
id_missao
]
==
NULL
)
if
(
!
(
mundo
->
missoes
[
id_missao
]
=
cria_subcjt_cjt
(
mundo
->
cj_habilidades
,
aleat
(
3
,
6
)))
)
MEM_ERROR_EXIT
;
missao
=
mundo
->
missoes
[
id_missao
];
printf
(
"%6d:MISSAO %4d HAB_REQ "
,
mundo
->
tempo_atual
,
id_missao
);
imprime_cjt
(
missao
);
conjunto_t
*
equipe_escolhida
=
escolhe_menor_equipe
(
missao
,
id_missao
,
mundo
,
&
local_encontrado
);
printf
(
"%6d:MISSAO %4d "
,
mundo
->
tempo_atual
,
id_missao
);
if
(
vazio_cjt
(
equipe_escolhida
))
{
printf
(
"IMPOSSIVEL
\n
"
);
evento_t
nova_tentativa
=
{
aleat
(
mundo
->
tempo_atual
,
mundo
->
fim_do_mundo
),
MISSAO
,
id_missao
,
0
};
adiciona_ordem_lef
(
lista_de_eventos
,
&
nova_tentativa
);
}
else
{
printf
(
"HER_EQS %d:"
,
local_encontrado
.
id
);
imprime_cjt
(
local_encontrado
.
publico
);
int
id_heroi_encontrado
;
inicia_iterador_cjt
(
local_encontrado
.
publico
);
for
(
i
=
0
;
i
<
cardinalidade_cjt
(
local_encontrado
.
publico
);
i
++
)
{
incrementa_iterador_cjt
(
local_encontrado
.
publico
,
&
id_heroi_encontrado
);
(
mundo
->
herois
[
id_heroi_encontrado
].
exp
)
++
;
}
missao
=
destroi_cjt
(
missao
);
mundo
->
missoes
[
id_missao
]
=
NULL
;
}
equipe_escolhida
=
destroi_cjt
(
equipe_escolhida
);
break
;
case
FIM
:
printf
(
"%6d:FIM
\n
"
,
mundo
->
tempo_atual
);
for
(
i
=
0
;
i
<
mundo
->
n_herois
;
i
++
)
{
printf
(
"HEROI %2d EXPERIENCIA %2d
\n
"
,
mundo
->
herois
[
i
].
id
,
mundo
->
herois
[
i
].
exp
);
mundo
->
herois
[
i
].
habilidades_do_heroi
=
destroi_cjt
(
mundo
->
herois
[
i
].
habilidades_do_heroi
);
}
for
(
i
=
0
;
i
<
mundo
->
n_locais
;
i
++
)
{
mundo
->
locais
[
i
].
publico
=
destroi_cjt
(
mundo
->
locais
[
i
].
publico
);
mundo
->
locais
[
i
].
fila
=
destroi_fila
(
mundo
->
locais
[
i
].
fila
);
}
free
(
mundo
->
herois
);
free
(
mundo
->
locais
);
for
(
i
=
0
;
i
<
mundo
->
n_missoes
;
i
++
)
if
(
mundo
->
missoes
[
i
]
!=
NULL
)
mundo
->
missoes
[
i
]
=
destroi_cjt
(
mundo
->
missoes
[
i
]);
free
(
mundo
->
missoes
);
mundo
->
cj_habilidades
=
destroi_cjt
(
mundo
->
cj_habilidades
);
free
(
mundo
);
lista_de_eventos
=
destroi_lef
(
lista_de_eventos
);
break
;
}
/* agenda os novos eventos na lista_de_eventos; */
free
(
evento_atual
);
}
return
0
;
}
This diff is collapsed.
Click to expand it.
Preview
0%
Loading
Try again
or
attach a new file
.
Cancel
You are about to add
0
people
to the discussion. Proceed with caution.
Finish editing this message first!
Save comment
Cancel
Please
register
or
sign in
to comment