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Commit 6d4ce034 authored by Pedro Folloni Pesserl's avatar Pedro Folloni Pesserl
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......@@ -207,9 +207,10 @@ void imprime_cjt(conjunto_t *c) {
}
int i;
for (i = 0; i < cardinalidade_cjt(c)-1; i++)
printf("%d", c->v[0]);
for (i = 1; i < cardinalidade_cjt(c); i++)
printf(" %d", c->v[i]);
printf("%d\n", c->v[cardinalidade_cjt(c)-1]);
printf("\n");
}
void inicia_iterador_cjt(conjunto_t *c) {
......
......@@ -8,7 +8,7 @@
#define MEM_ERROR_EXIT \
do { \
printf("Erro: não foi possível alocar memória."); \
fprintf(stderr, "Erro: não foi possível alocar memória."); \
exit(1); \
} while(0)
......@@ -44,6 +44,7 @@ typedef struct {
int n_locais;
heroi_t *herois;
local_t *locais;
conjunto_t **missoes;
} mundo_t;
/* retorna um inteiro aleatório entre a e b (inclusive) */
......@@ -151,8 +152,14 @@ mundo_t *cria_mundo(lef_t *lista_de_eventos) {
adiciona_ordem_lef(lista_de_eventos, &evento_chegada_heroi);
}
/* para cada missao, cria evento e insere na lef */
/* cria vetor de missões */
if ( !(m->missoes = malloc(m->n_missoes * sizeof(conjunto_t*))) ) {
MEM_ERROR_EXIT;
}
/* preenche vetor de missões, inicialmente com NULL;
* para cada missao, cria evento e insere na lef */
for (i = 0; i < m->n_missoes; i++) {
m->missoes[i] = NULL;
evento_t evento_missao = { aleat(0, m->fim_do_mundo), MISSAO, i, 0 };
adiciona_ordem_lef(lista_de_eventos, &evento_missao);
}
......@@ -176,103 +183,188 @@ int velocidade_heroi(heroi_t heroi) {
return 100 - max(0, heroi.idade - 40);
}
conjunto_t *escolhe_menor_equipe(conjunto_t *missao, int id_missao, mundo_t *m, local_t *local_encontrado) {
conjunto_t *menor;
if ( !(menor = cria_cjt(cardinalidade_cjt(m->cj_habilidades))) )
MEM_ERROR_EXIT;
conjunto_t *uniao_old;
conjunto_t *uniao;
int i, j, id_heroi_atual;
for (i = 0; i < m->n_locais; i++) {
if (vazio_cjt(m->locais[i].publico)) continue;
/* copia o conjunto de habilidades do primeiro herói do local atual */
inicia_iterador_cjt(m->locais[i].publico);
incrementa_iterador_cjt(m->locais[i].publico, &id_heroi_atual);
if ( !(uniao = copia_cjt(m->herois[id_heroi_atual].habilidades_do_heroi)) )
MEM_ERROR_EXIT;
/* faz a união entre os conjuntos de habilidades de todos os heróis do local atual */
for (j = 1; j < cardinalidade_cjt(m->locais[i].publico); j++) {
uniao_old = uniao;
incrementa_iterador_cjt(m->locais[i].publico, &id_heroi_atual);
uniao = uniao_cjt(uniao, m->herois[id_heroi_atual].habilidades_do_heroi);
uniao_old = destroi_cjt(uniao_old);
}
printf("%6d:MISSAO %4d HAB_EQL %d:", m->tempo_atual, id_missao, m->locais[i].id);
imprime_cjt(uniao);
/* compara se o conjunto construído contém a missao e é menor que o achado anteriormente */
if (contido_cjt(missao, uniao)) {
if (vazio_cjt(menor) || cardinalidade_cjt(uniao) < cardinalidade_cjt(menor)) {
menor = destroi_cjt(menor);
if ( !(menor = copia_cjt(uniao)) )
MEM_ERROR_EXIT;
*local_encontrado = m->locais[i];
}
}
uniao = destroi_cjt(uniao);
}
return menor;
}
void trata_evento_chegada(int id_heroi, int id_local, mundo_t *m, lef_t *lista_de_eventos) {
printf("%6d:CHEGA HEROI %2d Local %d (%2d/%2d), ",
m->tempo_atual,
id_heroi,
id_local,
cardinalidade_cjt(m->locais[id_local].publico),
m->locais[id_local].lotacao_max);
if (local_lotado(id_local, m)) {
if (heroi_tem_paciencia(id_heroi, id_local, m)) {
insere_fila(m->locais[id_local].fila, id_heroi);
printf("FILA %d\n", tamanho_fila(m->locais[id_local].fila));
return;
}
printf("DESISTE\n");
evento_t saida = { m->tempo_atual, SAIDA, id_heroi, id_local };
adiciona_ordem_lef(lista_de_eventos, &saida);
return;
}
printf("ENTRA\n");
insere_cjt(m->locais[id_local].publico, id_heroi);
int t_permanencia_local = max(1, m->herois[id_heroi].paciencia/10 + aleat(-2,6));
evento_t saida = { m->tempo_atual + t_permanencia_local, SAIDA, id_heroi, id_local };
adiciona_ordem_lef(lista_de_eventos, &saida);
return;
}
int main() {
srand(time(0));
/* srand(time(0)); */
srand(0);
lef_t *lista_de_eventos;
if ( !(lista_de_eventos = cria_lef()) )
MEM_ERROR_EXIT;
mundo_t *mundo;
mundo = cria_mundo(lista_de_eventos);
printf("inicializou o mundo!\n");
printf("tamanho do mundo: %d\n", mundo->tamanho_mundo);
printf("conjunto de habilidades do mundo:\n");
imprime_cjt(mundo->cj_habilidades);
/* int i = 0; */
/* nodo_lef_t *exemplo = lista_de_eventos->Primeiro; */
/* printf("eventos alocados na lef:\n"); */
/* while (exemplo) { */
/* printf("tempo do evento %d: %d\n", i, exemplo->evento->tempo); */
/* printf(" tipo do evento %d: ", i); */
/* switch (exemplo->evento->tipo) { */
/* case CHEGADA: */
/* printf("CHEGADA\n"); */
/* break; */
/* case SAIDA: */
/* printf("SAIDA\n"); */
/* break; */
/* case MISSAO: */
/* printf("MISSAO\n"); */
/* break; */
/* case FIM: */
/* printf("FIM\n"); */
/* break; */
/* default: */
/* printf("deu alguma coisa muito louca aqui\n"); */
/* break; */
/* } */
/* i++; */
/* exemplo = exemplo->prox; */
/* } */
mundo_t *mundo = cria_mundo(lista_de_eventos);
/* ciclo da simulação */
evento_t *evento_atual;
evento_atual = obtem_primeiro_lef(lista_de_eventos);
/* ciclo da simulação */
while ( lista_de_eventos && (evento_atual = obtem_primeiro_lef(lista_de_eventos)) ) {
mundo->tempo_atual = evento_atual->tempo;
/* trata o evento e atualiza estado do sistema */
/* TODO: criar função wrapper para tratar os eventos e poder criar variaveis temporarias */
/* trata o evento e atualiza estado do sistema */
int id_heroi, id_local, id_missao, i;
switch (evento_atual->tipo) {
case CHEGADA:
evento_t saida;
int id_heroi = evento_atual->dado1;
int id_local = evento_atual->dado2;
if (local_lotado(id_local, mundo)) {
if (heroi_tem_paciencia(id_heroi, id_local, mundo)) {
insere_fila(mundo->locais[id_local].fila, id_heroi);
} else {
saida = { mundo->tempo_atual, SAIDA, id_heroi, id_local };
adiciona_ordem_lef(lista_de_eventos, &saida);
}
} else {
insere_cjt(mundo->locais[id_local].publico, id_heroi);
int t_permanencia_local = max(1, mundo->herois[id_heroi].paciencia/10 + aleat(-2,6));
saida = { mundo->tempo_atual + t_permanencia_local, SAIDA, id_heroi, id_local };
adiciona_ordem_lef(lista_de_eventos, &saida);
}
trata_evento_chegada(evento_atual->dado1, evento_atual->dado2, mundo, lista_de_eventos);
break;
case SAIDA:
evento_t chegada_heroi, chegada_heroi_fila;
int id_heroi = evento_atual->dado1;
int id_local = evento_atual->dado2;
case SAIDA: ;
id_heroi = evento_atual->dado1;
id_local = evento_atual->dado2;
printf("%6d:SAIDA HEROI %2d Local %d (%2d/%2d)",
mundo->tempo_atual,
id_heroi,
id_local,
cardinalidade_cjt(mundo->locais[id_local].publico),
mundo->locais[id_local].lotacao_max);
if (pertence_cjt(mundo->locais[id_local].publico, id_heroi)) {
retira_cjt(mundo->locais[id_local].publico, id_heroi);
if (!vazia_fila(mundo->locais[id_local].fila)) {
int id_heroi_fila;
retira_fila(mundo->locais[id_local].fila, &id_heroi_fila);
chegada_heroi_fila = { mundo->tempo_atual, CHEGADA, id_heroi_fila, id_local };
printf(", REMOVE FILA HEROI %d", id_heroi_fila);
evento_t chegada_heroi_fila = { mundo->tempo_atual, CHEGADA, id_heroi_fila, id_local };
adiciona_inicio_lef(lista_de_eventos, &chegada_heroi_fila);
}
}
printf("\n");
int id_local_destino = aleat(0, mundo->n_locais-1);
int t_deslocamento = distancia(mundo->locais[id_local], mundo->locais[id_local_destino]) / velocidade_heroi(mundo->herois[id_heroi]);
chegada_heroi = { mundo->tempo_atual + t_deslocamento/15, CHEGADA, id_heroi, id_local_destino };
evento_t chegada_heroi = { mundo->tempo_atual + t_deslocamento/15, CHEGADA, id_heroi, id_local_destino };
adiciona_ordem_lef(lista_de_eventos, &chegada_heroi);
break;
case MISSAO:
case MISSAO: ;
id_missao = evento_atual->dado1;
local_t local_encontrado;
conjunto_t *missao;
if (mundo->missoes[id_missao] == NULL)
if ( !(mundo->missoes[id_missao] = cria_subcjt_cjt(mundo->cj_habilidades, aleat(3, 6))) )
MEM_ERROR_EXIT;
missao = mundo->missoes[id_missao];
printf("%6d:MISSAO %4d HAB_REQ ", mundo->tempo_atual, id_missao);
imprime_cjt(missao);
conjunto_t *equipe_escolhida = escolhe_menor_equipe(missao, id_missao, mundo, &local_encontrado);
printf("%6d:MISSAO %4d ", mundo->tempo_atual, id_missao);
if (vazio_cjt(equipe_escolhida)) {
printf("IMPOSSIVEL\n");
evento_t nova_tentativa = { aleat(mundo->tempo_atual, mundo->fim_do_mundo), MISSAO, id_missao, 0 };
adiciona_ordem_lef(lista_de_eventos, &nova_tentativa);
} else {
printf("HER_EQS %d:", local_encontrado.id);
imprime_cjt(local_encontrado.publico);
int id_heroi_encontrado;
inicia_iterador_cjt(local_encontrado.publico);
for (i = 0; i < cardinalidade_cjt(local_encontrado.publico); i++) {
incrementa_iterador_cjt(local_encontrado.publico, &id_heroi_encontrado);
(mundo->herois[id_heroi_encontrado].exp)++;
}
missao = destroi_cjt(missao);
mundo->missoes[id_missao] = NULL;
}
equipe_escolhida = destroi_cjt(equipe_escolhida);
break;
case FIM:
printf("%6d:FIM\n", mundo->tempo_atual);
for (i = 0; i < mundo->n_herois; i++) {
printf("HEROI %2d EXPERIENCIA %2d\n", mundo->herois[i].id, mundo->herois[i].exp);
mundo->herois[i].habilidades_do_heroi = destroi_cjt(mundo->herois[i].habilidades_do_heroi);
}
for (i = 0; i < mundo->n_locais; i++) {
mundo->locais[i].publico = destroi_cjt(mundo->locais[i].publico);
mundo->locais[i].fila = destroi_fila(mundo->locais[i].fila);
}
free(mundo->herois);
free(mundo->locais);
for (i = 0; i < mundo->n_missoes; i++)
if (mundo->missoes[i] != NULL)
mundo->missoes[i] = destroi_cjt(mundo->missoes[i]);
free(mundo->missoes);
mundo->cj_habilidades = destroi_cjt(mundo->cj_habilidades);
free(mundo);
lista_de_eventos = destroi_lef(lista_de_eventos);
break;
}
/* agenda os novos eventos na lista_de_eventos; */
free(evento_atual);
}
return 0;
}
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