Skip to content
Snippets Groups Projects
Commit 4863739b authored by Hugo Leonardo's avatar Hugo Leonardo
Browse files

Ajustes

parent 5d0c6836
No related branches found
No related tags found
1 merge request!1v1
<div class="container about">
<div class="row">
<div class="col-md-12">
<h2 class="title">O que é?</h2>
<hr>
......@@ -9,7 +10,8 @@
</p>
<p class="text-justify">
É uma ferramenta de planejamento educacional com ênfase no aspecto orçamentário que realiza o diagnóstico do
contexto educacional em nível municipal, estadual e nacional e permite a inserção e edição de inúmeros parâmetros
contexto educacional em nível municipal, estadual e nacional e permite a inserção e edição de inúmeros
parâmetros
de condições de oferta para simular o orçamento anual necessário para um período de até 10 anos.
</p>
<p class="text-justify"><strong>Objetivos:</strong></p>
......@@ -17,7 +19,8 @@
<li>
<p class="text-justify">
Oferecer suporte ao processo de elaboração/adequação e monitoramento/avaliação dos Planos Estaduais e
Municipais de Educação, visando a articulação das metas educacionais locais com as metas do Plano Nacional de
Municipais de Educação, visando a articulação das metas educacionais locais com as metas do Plano Nacional
de
Educação (PNE), Lei n° 13.005 de 25 de junho de 2014, e a previsão do montante de recursos financeiros
necessário para a oferta da educação básica em condições de qualidade no período dos planos.
</p>
......@@ -97,8 +100,10 @@
<h2 class="title">Trajetória</h2>
<hr>
<p class="text-justify">
A ideia inicial do SimCAQ surgiu em 2008 motivada pelas evidências de subfinanciamento em parte significativa das
escolas públicas do Brasil, como por exemplo, precariedade da infraestrutura, falta de condições materiais para o
A ideia inicial do SimCAQ surgiu em 2008 motivada pelas evidências de subfinanciamento em parte significativa
das
escolas públicas do Brasil, como por exemplo, precariedade da infraestrutura, falta de condições materiais para
o
trabalho pedagógico, baixos salários. Essa realidade já havia sido revelada em inúmeras pesquisas que, desde o
final da década de 1980, indicava o Custo-Aluno Qualidade (CAQ) como parâmetro adequado para o financiamento da
educação básica no país.
......@@ -106,7 +111,8 @@
<p class="text-justify">
Nesse contexto, o trabalho de Denise Carreira e José Marcelino de Rezende Pinto (2007), “Custo aluno-qualidade
inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil”, no âmbito dos trabalhos de incidência política da
<strong>Campanha Nacional Pelo Direito à Educação</strong> que culminou na inserção do CAQi/CAQ na meta 20 do PNE
<strong>Campanha Nacional Pelo Direito à Educação</strong> que culminou na inserção do CAQi/CAQ na meta 20 do
PNE
2014-2024, foi o ponto de partida para a elaboração do modelo teórico que deu origem ao SimCAQ.
</p>
<p class="text-justify">
......@@ -114,7 +120,8 @@
</p>
<p class="text-justify"><strong>1ª ETAPA</strong></p>
<p class="text-justify">
Um projeto de tese de doutorado foi apresentado em 2008 ao programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade
Um projeto de tese de doutorado foi apresentado em 2008 ao programa de Pós-Graduação em Administração da
Faculdade
de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) na linha de pesquisa ‘Métodos Quantitativos e
Informática’. A tese foi elaborada de 2010 a 2012 por <strong>Thiago Alves</strong>, sob orientação de
<strong>Adriana Backx Noronha Viana</strong> e <strong>José Marcelino de Rezende Pinto</strong>. Nesse trabalho
......@@ -122,28 +129,34 @@
(ALVES, 2012).
</p>
<p class="text-justify">
O desenvolvimento do simulador foi iniciado em 2011 com financiamento do Observatório da Educação/CAPES em projeto
O desenvolvimento do simulador foi iniciado em 2011 com financiamento do Observatório da Educação/CAPES em
projeto
coordenado pela Profa. <strong>Cláudia Souza Passador</strong> (FEARP/USP). Naquele momento, com os recursos
disponíveis, só foi possível iniciar o desenvolvimento de um protótipo baseado em planilhas eletrônicas. O projeto
disponíveis, só foi possível iniciar o desenvolvimento de um protótipo baseado em planilhas eletrônicas. O
projeto
foi interrompido por dois anos a partir de julho/2012.
</p>
<p class="text-justify"><strong>2ª ETAPA</strong></p>
<p class="text-justify">
Em 2014, após a sanção do PNE 2014-2024, uma parceria entre a SASE/MEC e a Faculdade de Administração,
Contabilidade e Economia da Universidade Federal de Goiás (FACE/UFG) coordenada por <strong>Thiago Alves</strong>
Contabilidade e Economia da Universidade Federal de Goiás (FACE/UFG) coordenada por <strong>Thiago
Alves</strong>
tornou possível o desenvolvimento de um protótipo com várias funcionalidades (versão desktop). Aquele protótipo
demonstrou o potencial do simulador como ferramenta de planejamento. A decisão da SASE/MEC de financiar uma versão
demonstrou o potencial do simulador como ferramenta de planejamento. A decisão da SASE/MEC de financiar uma
versão
com estrutura tecnológica para disponibilização na internet para a sociedade foi tomada em 2015, após repetidas
manifestações de apoio de entidades que compunham o Fórum Nacional de Educação à época.
</p>
<p class="text-justify"><strong>3ª ETAPA</strong></p>
<p class="text-justify">
Por fim, a versão atual disponibilizada para a sociedade foi desenvolvida de 2016 a 2019 com recursos públicos
oriundos do orçamento do Ministério da Educação. É resultado de esforços de uma equipe composta por mais de vinte
oriundos do orçamento do Ministério da Educação. É resultado de esforços de uma equipe composta por mais de
vinte
pessoas coordenada por <strong>Adriana Dragone Silveira (Deplae/UFPR)</strong>, <strong>Gabriela Schneider
(Deplae/UFPR)</strong>, <strong>Marcos Didonet Del Fabro (C3SL/UFPR)</strong> e <strong>Thiago Alves
(FACE/UFG)</strong>. Também contou com a importante parceria do <strong>Prof. José Marcelino de Rezende Pinto
(FFCLRP/USP)</strong>. A versão disponibilizada nessa plataforma em muito avançou em concepção, funcionalidades,
(FFCLRP/USP)</strong>. A versão disponibilizada nessa plataforma em muito avançou em concepção,
funcionalidades,
design e tecnologia em relação às etapas anteriores. É fruto de intenso trabalho coletivo multidisciplinar de
pesquisadores e profissionais que desenvolveram coletivamente, no ambiente fecundo de conhecimentos das
universidades federais, uma ferramenta de planejamento que pode contribuir para a mudança de concepção do
......@@ -159,9 +172,11 @@
</p>
<p class="text-justify reference">
ALVES. Thiago.&nbsp;<strong>Desenvolvimento de um modelo de previsão de custos para planejamento de sistemas
públicos de educação básica em condições de qualidade:</strong>&nbsp;uma aplicação a municípios de Goiás. 353f.
públicos de educação básica em condições de qualidade:</strong>&nbsp;uma aplicação a municípios de Goiás.
353f.
Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São
Paulo, São Paulo, 2012.
</p>
</div>
</div>
</div>
\ No newline at end of file
import { Inconsistency } from '../../components/inconsistency/entities/inconsistency';
import { StepType } from '../../../simulator/shared/components/step-navigator/entities/enums/step-type.enum';
export interface BaseInconsistency {
inconsistencies: Array<Inconsistency>;
......
<div class="teams">
<div class="row">
<div class="col-lg-10 col-lg-offset-1">
<div class="page-header">
<h1 class="page-title">Equipes</h1>
</div>
<h2 class="title">Equipes</h2>
<hr>
<div *ngFor="let team of teams" class="row team">
<div class="col-md-12 text-center">
<h3 class="team-title">{{team.title}}</h3>
</div>
<div *ngFor="let member of team.members" class="text-center member" [ngClass]="{ 'col-lg-12': team.members.length === 1, 'col-md-6 col-lg-3': team.members.length >= 3, 'col-lg-6': team.members.length === 2 }">
<div *ngFor="let member of team.members" class="text-center member"
[ngClass]="{ 'col-lg-12': team.members.length === 1, 'col-md-6 col-lg-3': team.members.length >= 3, 'col-lg-6': team.members.length === 2 }">
<div class="member-name">{{member.name}}</div>
<div class="member-info">{{member.info ? '[' + member.info + ']' : ''}}</div>
</div>
......
@import "../shared/styles/variables.scss";
.teams {
font-weight: bold;
.page-header {
.title {
margin-top: 20px;
color: $navbar-color;
}
.team {
......
0% Loading or .
You are about to add 0 people to the discussion. Proceed with caution.
Please register or to comment