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Commit 0b0a26ff authored by Walmes Marques Zeviani's avatar Walmes Marques Zeviani
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Faz e aponta correçoes nos arquivos para @maria.

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Pipeline #
......@@ -5,24 +5,42 @@
#' tipo de sua desnutrição, tem-se um índice bastante pequeno de
#' crianças com desnutrição crônica, e um índice pouco mais
#' acentuada de crianças com desnutrição pregressa e recente.
#' Destacas-se ainda a existência de um programa global de nutrição
#' Destaca-se ainda a existência de um programa global de nutrição
#' bastante coerente já que existe uma forte homogeneidade dos
#' índices entre as regionais.
#' @format Um \code{data.frame} com 5 linhas e 9 colunas
#' @format Um \code{data.frame} com 5 linhas e 9 colunas, em que
#'
#' \describe{
#'
#' @keywords sociometria
#' @source Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a
#' qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes.
#' (Quadro 25, pág. 127)
#' \item{\code{variável}}{Explicação da variável.}
#'
#' }
#' @keywords sociometria
#' @source SLIWIANY (1997), Quadro 25, pág. 127.
#' @examples
#'
#' data(SliwianyQd25)
#' str(SliwianyQd25)
#'
#' dados <- SliwianyQd25[, 9]
#' barplot(dados, legend.text = SliwianyQd25$Regionais,
#' barplot(dados,
#' legend.text = SliwianyQd25$Regionais,
#' args.legend = list(x = "topright", bty = "n"),
#' col = colorspace::heat_hcl(5),
#' main = "Índices Globais Brasileiros Para Diferentes Tipos de
#' Desnutrição (%)",
#' main = paste("Índices Globais Brasileiros Para Diferentes\n",
#' "Tipos de Desnutrição (%)"),
#' horiz = TRUE, xlim = c(0, 80))
#'
#' db <- data.frame(Regional = SliwianyQd25[, 1],
#' stack(x = SliwianyQd25[, -1]))
#' db$ind <- factor(db$ind, levels = unique(db$ind))
#'
#' library(lattice)
#'
#' xyplot(values ~ ind | Regional, data = db, type = "o",
#' xlab = "Regionais", ylab = "Desnutrição",
#' scales = list(x = list(rot = 90),
#' y = list(relation = "free")))
#'
#'
NULL
# Maria, talvez o mais correto para essa tabela é inveter linha com
# coluna. Ou seja, nas linhas os bairros, nas colunas as
# habilidades. Você chamar as variáveis genericamente de x1, x2, x3,
# etc.
#' @name SliwianyQd26
#' @title Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos
#' da Ação Educativa (%)
#' @title Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos da
#' Ação Educativa
#' @description Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim I
#' nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro.
#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas.
#'
#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunase, em que
#' \describe{
#'
#' \item{\code{3.1.1}}{Expressar-se através de desenhos}
#' \item{\code{3.1.2}}{Diferenciar o desenho da escrita}
#' \item{\code{3.1.3}}{Classificar segundo a cor}
#' \item{\code{3.1.4}}{Possuir determinadas noções de tempo}
#' \item{\code{3.1.5}}{Saber onde moram os animais}
#' \item{\code{3.1.6}}{Saber da importância dos animais para o homem}
#' \item{\code{3.1.1}}{Expressar-se através de desenhos.}
#'
#' \item{\code{3.1.2}}{Diferenciar o desenho da escrita.}
#'
#' \item{\code{3.1.3}}{Classificar segundo a cor.}
#'
#' \item{\code{3.1.4}}{Possuir determinadas noções de tempo.}
#'
#' \item{\code{3.1.5}}{Saber onde moram os animais.}
#'
#' \item{\code{3.1.6}}{Saber da importância dos animais para o homem.}
#'
#' \item{\code{3.1.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu
#' bairro}
#' bairro.}
#'
#' \item{\code{3.1.8}}{Reconhecer o que é natureza e o que é construído
#' pelo homem}
#' pelo homem.}
#'
#' \item{\code{3.1.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da
#' creche}
#' \item{\code{3.1.10}}{Imitar animais}
#' }
#' creche.}
#'
#' @keywords sociometria
#' @source Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a
#' qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes.
#' (Quadro 26, pág. 129)
#' \item{\code{3.1.10}}{Imitar animais.}
#'
#' }
#' @keywords sociometria
#' @source SLIWIANY (1997), Quadro 26, pág. 129.
#' @examples
#'
#' data(SliwianyQd26)
#' str(SliwianyQd26)
#'
#' dados <- SliwianyQd26[, 9]
#' barplot(dados, names.arg = SliwianyQd26$Jardim.I,
#' col = colorspace::rainbow_hcl(9),
#' main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial
#' nos Medidores de Ação Educativa(%)", ylim = c(0, 100))
#' main = paste("Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial\n",
#' "nos Medidores de Ação Educativa (%)"),
#' ylim = c(0, 100))
#'
#' # Maria, considere esse código para inverter linha com coluna.
#' da <- t(SliwianyQd26[, -1])
#' colnames(da) <- paste0("x", 1:ncol(da))
#' da <- cbind(data.frame(reg = names(SliwianyQd26[, -1])),
#' da)
#' rownames(da) <- NULL
#' SliwianyQd26 <- da
#'
NULL
# Maria, aplica-se a esse conjunto de dados as mesmas recomendações
# indicadas nos outros. Lembre-se: 1) você tem que indentar o código e a
# documentação, 2) deve terminar as definições na lista \item{}{.} com
# ponto no final da frase, 3) deve usar a referência bibliográfica
# curta, 4) sempre onde for "%" escrever "\%".
#' @name SliwianyQd27
#' @title Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos
#' da Ação Educativa (%)
#' @title Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos da
#' Ação Educativa (\%)
#' @description Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim
#' II nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro.
#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas.
#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas, em que
#'
#' \describe{
#'
#' \item{\code{3.2.1}}{Desenhar uma história narrada}
#' \item{\code{3.2.1}}{Desenhar uma história narrada.}
#'
#' \item{\code{3.2.2}}{Relatar o desenho feito a partir da história
#' narrada}
#' \item{\code{3.2.3}}{Classificar segundo a cor e forma}
#' \item{\code{3.2.4}}{Possuir determinadas noções de tempo}
#' \item{\code{3.2.5}}{Saber do que se alimentam os animais}
#' \item{\code{3.2.6}}{Saber da importância dos animais para o homem}
#' narrada.}
#'
#' \item{\code{3.2.3}}{Classificar segundo a cor e forma.}
#'
#' \item{\code{3.2.4}}{Possuir determinadas noções de tempo.}
#'
#' \item{\code{3.2.5}}{Saber do que se alimentam os animais.}
#'
#' \item{\code{3.2.6}}{Saber da importância dos animais para o homem.}
#'
#' \item{\code{3.2.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu
#' bairro}
#' bairro.}
#'
#' \item{\code{3.2.8}}{Saber dizer o que gostaria que tivesse em seu
#' bairro}
#' bairro.}
#'
#' \item{\code{3.2.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da
#' creche}
#' \item{\code{3.2.10}}{Imitar animais}
#' }
#' creche.}
#'
#' @keywords sociometria
#' @source Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a
#' qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes.
#' (Quadro 27, pág. 130)
#' \item{\code{3.2.10}}{Imitar animais.}
#'
#' }
#' @keywords sociometria
#' @source SLIWIANY (1997), Quadro 27, pág. 130.
#' @examples
#'
#' dados <- SliwianyQd27[, 9]
#' barplot(dados, names.arg = SliwianyQd27$Jardim.II,
#' col = colorspace::rainbow_hcl(9),
#' main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial
#' nos Medidores de Ação Educativa(%)", ylim = c(0, 100))
#'
#'
NULL
......@@ -2,27 +2,26 @@
#' @title Densidade Média Domiciliar
#' @description Medidor representante densidade domiciliar, para a zona
#' urbana do estado do Paraná em 1980.
#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 2 colunas
#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 2 colunas, em que
#'
#' \describe{
#'
#' \item{\code{P.D}}{Pessoas por dormitórios}
#' \item{\code{ND}}{Número de domicílios}
#' }
#' \item{\code{P.D}}{Pessoas por dormitórios.}
#'
#' @keywords sociometria
#' @source Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a
#' qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes.
#' (Tabela 7 pág. 76)
#' \item{\code{ND}}{Número de domicílios.}
#'
#' }
#' @keywords sociometria
#' @source SLIWIANY (1997), Tabela 7, pág. 76.
#' @examples
#'
#' dados <- SliwianyTb7$ND[1:9]
#' prop <- (dados/991000) * 100
#' num <- SliwianyTb7$P.D[1:9]
#' barplot(prop, ylim =c(0, 50), main = "Porcentagem de Domicílios
#' com x Pessoas por Dormitórios", names.arg = num,
#' col = rainbow(9))
#'
#'
#' barplot(prop,
#' ylim = c(0, 50),
#' names.arg = num,
#' col = rainbow(9),
#' ylab = "Frequência relativa (%)")
#'
NULL
......@@ -3,11 +3,15 @@
\name{SliwianyQd25}
\alias{SliwianyQd25}
\title{Tipos de Desnutrição e Seus Índices por Regionais}
\format{Um \code{data.frame} com 5 linhas e 9 colunas}
\format{Um \code{data.frame} com 5 linhas e 9 colunas, em que
\describe{
\item{\code{variável}}{Explicação da variável.}
}}
\source{
Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a
qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes.
(Quadro 25, pág. 127)
SLIWIANY (1997), Quadro 25, pág. 127.
}
\description{
Através da metodologia de Seoane Latham modificada por
......@@ -15,18 +19,35 @@ Através da metodologia de Seoane Latham modificada por
tipo de sua desnutrição, tem-se um índice bastante pequeno de
crianças com desnutrição crônica, e um índice pouco mais
acentuada de crianças com desnutrição pregressa e recente.
Destacas-se ainda a existência de um programa global de nutrição
Destaca-se ainda a existência de um programa global de nutrição
bastante coerente já que existe uma forte homogeneidade dos
índices entre as regionais.
}
\examples{
data(SliwianyQd25)
str(SliwianyQd25)
dados <- SliwianyQd25[, 9]
barplot(dados, legend.text = SliwianyQd25$Regionais,
barplot(dados,
legend.text = SliwianyQd25$Regionais,
args.legend = list(x = "topright", bty = "n"),
col = colorspace::heat_hcl(5),
main = "Índices Globais Brasileiros Para Diferentes Tipos de
Desnutrição (\%)",
main = paste("Índices Globais Brasileiros Para Diferentes\\n",
"Tipos de Desnutrição (\%)"),
horiz = TRUE, xlim = c(0, 80))
db <- data.frame(Regional = SliwianyQd25[, 1],
stack(x = SliwianyQd25[, -1]))
db$ind <- factor(db$ind, levels = unique(db$ind))
library(lattice)
xyplot(values ~ ind | Regional, data = db, type = "o",
xlab = "Regionais", ylab = "Desnutrição",
scales = list(x = list(rot = 90),
y = list(relation = "free")))
}
\keyword{sociometria}
......
......@@ -2,42 +2,61 @@
% Please edit documentation in R/SliwianyQd26.R
\name{SliwianyQd26}
\alias{SliwianyQd26}
\title{Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos
da Ação Educativa (%)}
\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas.
\title{Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos da
Ação Educativa}
\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunase, em que
\describe{
\item{\code{3.1.1}}{Expressar-se através de desenhos}
\item{\code{3.1.2}}{Diferenciar o desenho da escrita}
\item{\code{3.1.3}}{Classificar segundo a cor}
\item{\code{3.1.4}}{Possuir determinadas noções de tempo}
\item{\code{3.1.5}}{Saber onde moram os animais}
\item{\code{3.1.6}}{Saber da importância dos animais para o homem}
\item{\code{3.1.1}}{Expressar-se através de desenhos.}
\item{\code{3.1.2}}{Diferenciar o desenho da escrita.}
\item{\code{3.1.3}}{Classificar segundo a cor.}
\item{\code{3.1.4}}{Possuir determinadas noções de tempo.}
\item{\code{3.1.5}}{Saber onde moram os animais.}
\item{\code{3.1.6}}{Saber da importância dos animais para o homem.}
\item{\code{3.1.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu
bairro}
bairro.}
\item{\code{3.1.8}}{Reconhecer o que é natureza e o que é construído
pelo homem}
pelo homem.}
\item{\code{3.1.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da
creche}
\item{\code{3.1.10}}{Imitar animais}
creche.}
\item{\code{3.1.10}}{Imitar animais.}
}}
\source{
Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a
qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes.
(Quadro 26, pág. 129)
SLIWIANY (1997), Quadro 26, pág. 129.
}
\description{
Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim I
nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro.
}
\examples{
data(SliwianyQd26)
str(SliwianyQd26)
dados <- SliwianyQd26[, 9]
barplot(dados, names.arg = SliwianyQd26$Jardim.I,
col = colorspace::rainbow_hcl(9),
main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial
nos Medidores de Ação Educativa(\%)", ylim = c(0, 100))
main = paste("Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial\\n",
"nos Medidores de Ação Educativa (\%)"),
ylim = c(0, 100))
# Maria, considere esse código para inverter linha com coluna.
da <- t(SliwianyQd26[, -1])
colnames(da) <- paste0("x", 1:ncol(da))
da <- cbind(data.frame(reg = names(SliwianyQd26[, -1])),
da)
rownames(da) <- NULL
SliwianyQd26 <- da
}
\keyword{sociometria}
......
......@@ -2,44 +2,52 @@
% Please edit documentation in R/SliwianyQd27.R
\name{SliwianyQd27}
\alias{SliwianyQd27}
\title{Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos
da Ação Educativa (%)}
\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas.
\title{Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos da
Ação Educativa (\%)}
\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas, em que
\describe{
\item{\code{3.2.1}}{Desenhar uma história narrada}
\item{\code{3.2.1}}{Desenhar uma história narrada.}
\item{\code{3.2.2}}{Relatar o desenho feito a partir da história
narrada}
\item{\code{3.2.3}}{Classificar segundo a cor e forma}
\item{\code{3.2.4}}{Possuir determinadas noções de tempo}
\item{\code{3.2.5}}{Saber do que se alimentam os animais}
\item{\code{3.2.6}}{Saber da importância dos animais para o homem}
narrada.}
\item{\code{3.2.3}}{Classificar segundo a cor e forma.}
\item{\code{3.2.4}}{Possuir determinadas noções de tempo.}
\item{\code{3.2.5}}{Saber do que se alimentam os animais.}
\item{\code{3.2.6}}{Saber da importância dos animais para o homem.}
\item{\code{3.2.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu
bairro}
bairro.}
\item{\code{3.2.8}}{Saber dizer o que gostaria que tivesse em seu
bairro}
bairro.}
\item{\code{3.2.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da
creche}
\item{\code{3.2.10}}{Imitar animais}
creche.}
\item{\code{3.2.10}}{Imitar animais.}
}}
\source{
Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a
qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes.
(Quadro 27, pág. 130)
SLIWIANY (1997), Quadro 27, pág. 130.
}
\description{
Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim
II nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro.
}
\examples{
dados <- SliwianyQd27[, 9]
barplot(dados, names.arg = SliwianyQd27$Jardim.II,
col = colorspace::rainbow_hcl(9),
main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial
nos Medidores de Ação Educativa(\%)", ylim = c(0, 100))
}
\keyword{sociometria}
......@@ -3,31 +3,32 @@
\name{SliwianyTb7}
\alias{SliwianyTb7}
\title{Densidade Média Domiciliar}
\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 2 colunas
\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 2 colunas, em que
\describe{
\item{\code{P.D}}{Pessoas por dormitórios}
\item{\code{ND}}{Número de domicílios}
\item{\code{P.D}}{Pessoas por dormitórios.}
\item{\code{ND}}{Número de domicílios.}
}}
\source{
Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a
qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes.
(Tabela 7 pág. 76)
SLIWIANY (1997), Tabela 7, pág. 76.
}
\description{
Medidor representante densidade domiciliar, para a zona
urbana do estado do Paraná em 1980.
}
\examples{
dados <- SliwianyTb7$ND[1:9]
prop <- (dados/991000) * 100
num <- SliwianyTb7$P.D[1:9]
barplot(prop, ylim =c(0, 50), main = "Porcentagem de Domicílios
com x Pessoas por Dormitórios", names.arg = num,
col = rainbow(9))
barplot(prop,
ylim = c(0, 50),
names.arg = num,
col = rainbow(9),
ylab = "Frequência relativa (\%)")
}
\keyword{sociometria}
......
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