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Commit 0b0a26ff authored by Walmes Marques Zeviani's avatar Walmes Marques Zeviani
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Faz e aponta correçoes nos arquivos para @maria.

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Pipeline #
...@@ -5,24 +5,42 @@ ...@@ -5,24 +5,42 @@
#' tipo de sua desnutrição, tem-se um índice bastante pequeno de #' tipo de sua desnutrição, tem-se um índice bastante pequeno de
#' crianças com desnutrição crônica, e um índice pouco mais #' crianças com desnutrição crônica, e um índice pouco mais
#' acentuada de crianças com desnutrição pregressa e recente. #' acentuada de crianças com desnutrição pregressa e recente.
#' Destacas-se ainda a existência de um programa global de nutrição #' Destaca-se ainda a existência de um programa global de nutrição
#' bastante coerente já que existe uma forte homogeneidade dos #' bastante coerente já que existe uma forte homogeneidade dos
#' índices entre as regionais. #' índices entre as regionais.
#' @format Um \code{data.frame} com 5 linhas e 9 colunas #' @format Um \code{data.frame} com 5 linhas e 9 colunas, em que
#' #'
#' \describe{
#' #'
#' @keywords sociometria #' \item{\code{variável}}{Explicação da variável.}
#' @source Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a
#' qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes.
#' (Quadro 25, pág. 127)
#' #'
#' }
#' @keywords sociometria
#' @source SLIWIANY (1997), Quadro 25, pág. 127.
#' @examples #' @examples
#'
#' data(SliwianyQd25)
#' str(SliwianyQd25)
#'
#' dados <- SliwianyQd25[, 9] #' dados <- SliwianyQd25[, 9]
#' barplot(dados, legend.text = SliwianyQd25$Regionais, #' barplot(dados,
#' legend.text = SliwianyQd25$Regionais,
#' args.legend = list(x = "topright", bty = "n"),
#' col = colorspace::heat_hcl(5), #' col = colorspace::heat_hcl(5),
#' main = "Índices Globais Brasileiros Para Diferentes Tipos de #' main = paste("Índices Globais Brasileiros Para Diferentes\n",
#' Desnutrição (%)", #' "Tipos de Desnutrição (%)"),
#' horiz = TRUE, xlim = c(0, 80)) #' horiz = TRUE, xlim = c(0, 80))
#' #'
#' db <- data.frame(Regional = SliwianyQd25[, 1],
#' stack(x = SliwianyQd25[, -1]))
#' db$ind <- factor(db$ind, levels = unique(db$ind))
#'
#' library(lattice)
#'
#' xyplot(values ~ ind | Regional, data = db, type = "o",
#' xlab = "Regionais", ylab = "Desnutrição",
#' scales = list(x = list(rot = 90),
#' y = list(relation = "free")))
#'
#' #'
NULL NULL
# Maria, talvez o mais correto para essa tabela é inveter linha com
# coluna. Ou seja, nas linhas os bairros, nas colunas as
# habilidades. Você chamar as variáveis genericamente de x1, x2, x3,
# etc.
#' @name SliwianyQd26 #' @name SliwianyQd26
#' @title Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos #' @title Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos da
#' da Ação Educativa (%) #' Ação Educativa
#' @description Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim I #' @description Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim I
#' nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro. #' nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro.
#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas. #' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunase, em que
#'
#' \describe{ #' \describe{
#' #'
#' \item{\code{3.1.1}}{Expressar-se através de desenhos} #' \item{\code{3.1.1}}{Expressar-se através de desenhos.}
#' \item{\code{3.1.2}}{Diferenciar o desenho da escrita} #'
#' \item{\code{3.1.3}}{Classificar segundo a cor} #' \item{\code{3.1.2}}{Diferenciar o desenho da escrita.}
#' \item{\code{3.1.4}}{Possuir determinadas noções de tempo} #'
#' \item{\code{3.1.5}}{Saber onde moram os animais} #' \item{\code{3.1.3}}{Classificar segundo a cor.}
#' \item{\code{3.1.6}}{Saber da importância dos animais para o homem} #'
#' \item{\code{3.1.4}}{Possuir determinadas noções de tempo.}
#'
#' \item{\code{3.1.5}}{Saber onde moram os animais.}
#'
#' \item{\code{3.1.6}}{Saber da importância dos animais para o homem.}
#'
#' \item{\code{3.1.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu #' \item{\code{3.1.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu
#' bairro} #' bairro.}
#'
#' \item{\code{3.1.8}}{Reconhecer o que é natureza e o que é construído #' \item{\code{3.1.8}}{Reconhecer o que é natureza e o que é construído
#' pelo homem} #' pelo homem.}
#'
#' \item{\code{3.1.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da #' \item{\code{3.1.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da
#' creche} #' creche.}
#' \item{\code{3.1.10}}{Imitar animais}
#' }
#' #'
#' @keywords sociometria #' \item{\code{3.1.10}}{Imitar animais.}
#' @source Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a
#' qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes.
#' (Quadro 26, pág. 129)
#' #'
#' }
#' @keywords sociometria
#' @source SLIWIANY (1997), Quadro 26, pág. 129.
#' @examples #' @examples
#'
#' data(SliwianyQd26)
#' str(SliwianyQd26)
#'
#' dados <- SliwianyQd26[, 9] #' dados <- SliwianyQd26[, 9]
#' barplot(dados, names.arg = SliwianyQd26$Jardim.I, #' barplot(dados, names.arg = SliwianyQd26$Jardim.I,
#' col = colorspace::rainbow_hcl(9), #' col = colorspace::rainbow_hcl(9),
#' main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial #' main = paste("Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial\n",
#' nos Medidores de Ação Educativa(%)", ylim = c(0, 100)) #' "nos Medidores de Ação Educativa (%)"),
#' ylim = c(0, 100))
#' #'
#' # Maria, considere esse código para inverter linha com coluna.
#' da <- t(SliwianyQd26[, -1])
#' colnames(da) <- paste0("x", 1:ncol(da))
#' da <- cbind(data.frame(reg = names(SliwianyQd26[, -1])),
#' da)
#' rownames(da) <- NULL
#' SliwianyQd26 <- da
#' #'
NULL NULL
# Maria, aplica-se a esse conjunto de dados as mesmas recomendações
# indicadas nos outros. Lembre-se: 1) você tem que indentar o código e a
# documentação, 2) deve terminar as definições na lista \item{}{.} com
# ponto no final da frase, 3) deve usar a referência bibliográfica
# curta, 4) sempre onde for "%" escrever "\%".
#' @name SliwianyQd27 #' @name SliwianyQd27
#' @title Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos #' @title Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos da
#' da Ação Educativa (%) #' Ação Educativa (\%)
#' @description Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim #' @description Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim
#' II nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro. #' II nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro.
#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas. #' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas, em que
#' #'
#' \describe{ #' \describe{
#' #'
#' \item{\code{3.2.1}}{Desenhar uma história narrada} #' \item{\code{3.2.1}}{Desenhar uma história narrada.}
#'
#' \item{\code{3.2.2}}{Relatar o desenho feito a partir da história #' \item{\code{3.2.2}}{Relatar o desenho feito a partir da história
#' narrada} #' narrada.}
#' \item{\code{3.2.3}}{Classificar segundo a cor e forma} #'
#' \item{\code{3.2.4}}{Possuir determinadas noções de tempo} #' \item{\code{3.2.3}}{Classificar segundo a cor e forma.}
#' \item{\code{3.2.5}}{Saber do que se alimentam os animais} #'
#' \item{\code{3.2.6}}{Saber da importância dos animais para o homem} #' \item{\code{3.2.4}}{Possuir determinadas noções de tempo.}
#'
#' \item{\code{3.2.5}}{Saber do que se alimentam os animais.}
#'
#' \item{\code{3.2.6}}{Saber da importância dos animais para o homem.}
#'
#' \item{\code{3.2.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu #' \item{\code{3.2.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu
#' bairro} #' bairro.}
#'
#' \item{\code{3.2.8}}{Saber dizer o que gostaria que tivesse em seu #' \item{\code{3.2.8}}{Saber dizer o que gostaria que tivesse em seu
#' bairro} #' bairro.}
#'
#' \item{\code{3.2.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da #' \item{\code{3.2.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da
#' creche} #' creche.}
#' \item{\code{3.2.10}}{Imitar animais}
#' }
#' #'
#' @keywords sociometria #' \item{\code{3.2.10}}{Imitar animais.}
#' @source Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a
#' qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes.
#' (Quadro 27, pág. 130)
#' #'
#' }
#' @keywords sociometria
#' @source SLIWIANY (1997), Quadro 27, pág. 130.
#' @examples #' @examples
#'
#' dados <- SliwianyQd27[, 9] #' dados <- SliwianyQd27[, 9]
#' barplot(dados, names.arg = SliwianyQd27$Jardim.II, #' barplot(dados, names.arg = SliwianyQd27$Jardim.II,
#' col = colorspace::rainbow_hcl(9), #' col = colorspace::rainbow_hcl(9),
#' main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial #' main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial
#' nos Medidores de Ação Educativa(%)", ylim = c(0, 100)) #' nos Medidores de Ação Educativa(%)", ylim = c(0, 100))
#' #'
#'
NULL NULL
...@@ -2,27 +2,26 @@ ...@@ -2,27 +2,26 @@
#' @title Densidade Média Domiciliar #' @title Densidade Média Domiciliar
#' @description Medidor representante densidade domiciliar, para a zona #' @description Medidor representante densidade domiciliar, para a zona
#' urbana do estado do Paraná em 1980. #' urbana do estado do Paraná em 1980.
#' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 2 colunas #' @format Um \code{data.frame} com 10 linhas e 2 colunas, em que
#' #'
#' \describe{ #' \describe{
#' #'
#' \item{\code{P.D}}{Pessoas por dormitórios} #' \item{\code{P.D}}{Pessoas por dormitórios.}
#' \item{\code{ND}}{Número de domicílios}
#' }
#' #'
#' @keywords sociometria #' \item{\code{ND}}{Número de domicílios.}
#' @source Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a
#' qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes.
#' (Tabela 7 pág. 76)
#' #'
#' }
#' @keywords sociometria
#' @source SLIWIANY (1997), Tabela 7, pág. 76.
#' @examples #' @examples
#'
#' dados <- SliwianyTb7$ND[1:9] #' dados <- SliwianyTb7$ND[1:9]
#' prop <- (dados/991000) * 100 #' prop <- (dados/991000) * 100
#' num <- SliwianyTb7$P.D[1:9] #' num <- SliwianyTb7$P.D[1:9]
#' barplot(prop, ylim =c(0, 50), main = "Porcentagem de Domicílios #' barplot(prop,
#' com x Pessoas por Dormitórios", names.arg = num, #' ylim = c(0, 50),
#' col = rainbow(9)) #' names.arg = num,
#' #' col = rainbow(9),
#' #' ylab = "Frequência relativa (%)")
#' #'
NULL NULL
...@@ -3,11 +3,15 @@ ...@@ -3,11 +3,15 @@
\name{SliwianyQd25} \name{SliwianyQd25}
\alias{SliwianyQd25} \alias{SliwianyQd25}
\title{Tipos de Desnutrição e Seus Índices por Regionais} \title{Tipos de Desnutrição e Seus Índices por Regionais}
\format{Um \code{data.frame} com 5 linhas e 9 colunas} \format{Um \code{data.frame} com 5 linhas e 9 colunas, em que
\describe{
\item{\code{variável}}{Explicação da variável.}
}}
\source{ \source{
Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a SLIWIANY (1997), Quadro 25, pág. 127.
qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes.
(Quadro 25, pág. 127)
} }
\description{ \description{
Através da metodologia de Seoane Latham modificada por Através da metodologia de Seoane Latham modificada por
...@@ -15,18 +19,35 @@ Através da metodologia de Seoane Latham modificada por ...@@ -15,18 +19,35 @@ Através da metodologia de Seoane Latham modificada por
tipo de sua desnutrição, tem-se um índice bastante pequeno de tipo de sua desnutrição, tem-se um índice bastante pequeno de
crianças com desnutrição crônica, e um índice pouco mais crianças com desnutrição crônica, e um índice pouco mais
acentuada de crianças com desnutrição pregressa e recente. acentuada de crianças com desnutrição pregressa e recente.
Destacas-se ainda a existência de um programa global de nutrição Destaca-se ainda a existência de um programa global de nutrição
bastante coerente já que existe uma forte homogeneidade dos bastante coerente já que existe uma forte homogeneidade dos
índices entre as regionais. índices entre as regionais.
} }
\examples{ \examples{
data(SliwianyQd25)
str(SliwianyQd25)
dados <- SliwianyQd25[, 9] dados <- SliwianyQd25[, 9]
barplot(dados, legend.text = SliwianyQd25$Regionais, barplot(dados,
legend.text = SliwianyQd25$Regionais,
args.legend = list(x = "topright", bty = "n"),
col = colorspace::heat_hcl(5), col = colorspace::heat_hcl(5),
main = "Índices Globais Brasileiros Para Diferentes Tipos de main = paste("Índices Globais Brasileiros Para Diferentes\\n",
Desnutrição (\%)", "Tipos de Desnutrição (\%)"),
horiz = TRUE, xlim = c(0, 80)) horiz = TRUE, xlim = c(0, 80))
db <- data.frame(Regional = SliwianyQd25[, 1],
stack(x = SliwianyQd25[, -1]))
db$ind <- factor(db$ind, levels = unique(db$ind))
library(lattice)
xyplot(values ~ ind | Regional, data = db, type = "o",
xlab = "Regionais", ylab = "Desnutrição",
scales = list(x = list(rot = 90),
y = list(relation = "free")))
} }
\keyword{sociometria} \keyword{sociometria}
......
...@@ -2,42 +2,61 @@ ...@@ -2,42 +2,61 @@
% Please edit documentation in R/SliwianyQd26.R % Please edit documentation in R/SliwianyQd26.R
\name{SliwianyQd26} \name{SliwianyQd26}
\alias{SliwianyQd26} \alias{SliwianyQd26}
\title{Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos \title{Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos da
da Ação Educativa (%)} Ação Educativa}
\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas. \format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunase, em que
\describe{ \describe{
\item{\code{3.1.1}}{Expressar-se através de desenhos} \item{\code{3.1.1}}{Expressar-se através de desenhos.}
\item{\code{3.1.2}}{Diferenciar o desenho da escrita}
\item{\code{3.1.3}}{Classificar segundo a cor} \item{\code{3.1.2}}{Diferenciar o desenho da escrita.}
\item{\code{3.1.4}}{Possuir determinadas noções de tempo}
\item{\code{3.1.5}}{Saber onde moram os animais} \item{\code{3.1.3}}{Classificar segundo a cor.}
\item{\code{3.1.6}}{Saber da importância dos animais para o homem}
\item{\code{3.1.4}}{Possuir determinadas noções de tempo.}
\item{\code{3.1.5}}{Saber onde moram os animais.}
\item{\code{3.1.6}}{Saber da importância dos animais para o homem.}
\item{\code{3.1.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu \item{\code{3.1.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu
bairro} bairro.}
\item{\code{3.1.8}}{Reconhecer o que é natureza e o que é construído \item{\code{3.1.8}}{Reconhecer o que é natureza e o que é construído
pelo homem} pelo homem.}
\item{\code{3.1.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da \item{\code{3.1.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da
creche} creche.}
\item{\code{3.1.10}}{Imitar animais}
\item{\code{3.1.10}}{Imitar animais.}
}} }}
\source{ \source{
Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a SLIWIANY (1997), Quadro 26, pág. 129.
qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes.
(Quadro 26, pág. 129)
} }
\description{ \description{
Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim I Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim I
nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro. nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro.
} }
\examples{ \examples{
data(SliwianyQd26)
str(SliwianyQd26)
dados <- SliwianyQd26[, 9] dados <- SliwianyQd26[, 9]
barplot(dados, names.arg = SliwianyQd26$Jardim.I, barplot(dados, names.arg = SliwianyQd26$Jardim.I,
col = colorspace::rainbow_hcl(9), col = colorspace::rainbow_hcl(9),
main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial main = paste("Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial\\n",
nos Medidores de Ação Educativa(\%)", ylim = c(0, 100)) "nos Medidores de Ação Educativa (\%)"),
ylim = c(0, 100))
# Maria, considere esse código para inverter linha com coluna.
da <- t(SliwianyQd26[, -1])
colnames(da) <- paste0("x", 1:ncol(da))
da <- cbind(data.frame(reg = names(SliwianyQd26[, -1])),
da)
rownames(da) <- NULL
SliwianyQd26 <- da
} }
\keyword{sociometria} \keyword{sociometria}
......
...@@ -2,44 +2,52 @@ ...@@ -2,44 +2,52 @@
% Please edit documentation in R/SliwianyQd27.R % Please edit documentation in R/SliwianyQd27.R
\name{SliwianyQd27} \name{SliwianyQd27}
\alias{SliwianyQd27} \alias{SliwianyQd27}
\title{Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos \title{Níveis de Satisfação Alcançados nos Medidores dos Subgrupos da
da Ação Educativa (%)} Ação Educativa (\%)}
\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas. \format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 9 colunas, em que
\describe{ \describe{
\item{\code{3.2.1}}{Desenhar uma história narrada} \item{\code{3.2.1}}{Desenhar uma história narrada.}
\item{\code{3.2.2}}{Relatar o desenho feito a partir da história \item{\code{3.2.2}}{Relatar o desenho feito a partir da história
narrada} narrada.}
\item{\code{3.2.3}}{Classificar segundo a cor e forma}
\item{\code{3.2.4}}{Possuir determinadas noções de tempo} \item{\code{3.2.3}}{Classificar segundo a cor e forma.}
\item{\code{3.2.5}}{Saber do que se alimentam os animais}
\item{\code{3.2.6}}{Saber da importância dos animais para o homem} \item{\code{3.2.4}}{Possuir determinadas noções de tempo.}
\item{\code{3.2.5}}{Saber do que se alimentam os animais.}
\item{\code{3.2.6}}{Saber da importância dos animais para o homem.}
\item{\code{3.2.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu \item{\code{3.2.7}}{Saber sobre as profissões existentes no seu
bairro} bairro.}
\item{\code{3.2.8}}{Saber dizer o que gostaria que tivesse em seu \item{\code{3.2.8}}{Saber dizer o que gostaria que tivesse em seu
bairro} bairro.}
\item{\code{3.2.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da \item{\code{3.2.9}}{Modelar com massinha um objeto da cozinha da
creche} creche.}
\item{\code{3.2.10}}{Imitar animais}
\item{\code{3.2.10}}{Imitar animais.}
}} }}
\source{ \source{
Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a SLIWIANY (1997), Quadro 27, pág. 130.
qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes.
(Quadro 27, pág. 130)
} }
\description{ \description{
Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim Níveis de satisfação alcançados por crianças do Jardim
II nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro. II nos medidores dos subgrupos de ação educativa, por bairro.
} }
\examples{ \examples{
dados <- SliwianyQd27[, 9] dados <- SliwianyQd27[, 9]
barplot(dados, names.arg = SliwianyQd27$Jardim.II, barplot(dados, names.arg = SliwianyQd27$Jardim.II,
col = colorspace::rainbow_hcl(9), col = colorspace::rainbow_hcl(9),
main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial main = "Níveis de Satisfação Totais da Rede Oficial
nos Medidores de Ação Educativa(\%)", ylim = c(0, 100)) nos Medidores de Ação Educativa(\%)", ylim = c(0, 100))
} }
\keyword{sociometria} \keyword{sociometria}
...@@ -3,31 +3,32 @@ ...@@ -3,31 +3,32 @@
\name{SliwianyTb7} \name{SliwianyTb7}
\alias{SliwianyTb7} \alias{SliwianyTb7}
\title{Densidade Média Domiciliar} \title{Densidade Média Domiciliar}
\format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 2 colunas \format{Um \code{data.frame} com 10 linhas e 2 colunas, em que
\describe{ \describe{
\item{\code{P.D}}{Pessoas por dormitórios} \item{\code{P.D}}{Pessoas por dormitórios.}
\item{\code{ND}}{Número de domicílios}
\item{\code{ND}}{Número de domicílios.}
}} }}
\source{ \source{
Sliwiany, Regina Maria, 1997, Sociometria: como avaliar a SLIWIANY (1997), Tabela 7, pág. 76.
qualidade de vida e projetos sociais, Petrópolis, RJ: Vozes.
(Tabela 7 pág. 76)
} }
\description{ \description{
Medidor representante densidade domiciliar, para a zona Medidor representante densidade domiciliar, para a zona
urbana do estado do Paraná em 1980. urbana do estado do Paraná em 1980.
} }
\examples{ \examples{
dados <- SliwianyTb7$ND[1:9] dados <- SliwianyTb7$ND[1:9]
prop <- (dados/991000) * 100 prop <- (dados/991000) * 100
num <- SliwianyTb7$P.D[1:9] num <- SliwianyTb7$P.D[1:9]
barplot(prop, ylim =c(0, 50), main = "Porcentagem de Domicílios barplot(prop,
com x Pessoas por Dormitórios", names.arg = num, ylim = c(0, 50),
col = rainbow(9)) names.arg = num,
col = rainbow(9),
ylab = "Frequência relativa (\%)")
} }
\keyword{sociometria} \keyword{sociometria}
......
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